Não há como negar que o ovo é um dos alimentos mais versáteis na cozinha, visto que ele pode ser preparado de diversas formas. Em resumo, ele ser cozido, frito ou servir de base para uma deliciosa omelete. Cozinhá-lo é fácil? Nem sempre. A dica de hoje é para quem prefere o ovo cozido e nunca mais quer errar no ponto de preparo.
Leia mais: Frango empanado: esta é a receita perfeita que todo mundo esconde
A dica mesmo é infalível, então fique tranquilo, pois mesmo as receitas mais comuns podem gerar dúvidas. Sendo assim, veja agora qual é o ponto certo do ovo. Ele pode ser alcançado ao seguir esses truques muito simples.
Ponto de preparo do ovo cozido
A escolha do ponto depende da preferência de cada pessoa. Quem gosta dele mais firme certamente acha ruim demais quando erra o tempo e encontra o ovo ainda mole ao descascá-lo. É por isso que afirmamos: saber como fazê-lo te dará mais liberdade ao preparar o alimento. Pode ser no café da manhã, na hora do almoço ou na janta.
Seja qual for o seu momento ideal, nunca mais irá errar! E para facilitar o passo a passo para todo tipo de gosto, a nossa dica inclui o ovo mais firme, mole e até cremoso. Diga-nos se o conteúdo não está imperdível? Veja só:
O primeiro passo deste modo de preparo é colocar o ovo na panela. Faça isso apenas quando a água já estiver fervendo. Nem pense em colocar o ovo na água fria! Feito isso, tenha atenção ao tempo de cozimento.
- Clara macia e gema mole – 4 minutos;
- Clara firme e gema parcialmente mole – 6 minutos;
- Clara firme e gema cremosa – 7 minutos;
- Clara e gema firmes – entre 10 e 12 minutos.
Vale lembrar ainda que são vários os tipos de ovos. Se for o ovo de codorna, ele fica bem cozido em apenas cinco minutos, mas tenha atenção ao tamanho médio dos que costuma comprar. Aqui vai mais uma sugestão: se vai fazer uma salada de maionese, por exemplo, deve deixar o ovo cozinhando de 7 a 12 minutos.