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Elon Musk cobrará usuários verificados do Twitter para dar ‘poder ao povo’

Vários usuários de verificados do Twitter se manifestaram contra os planos de Musk de cobrar pelo selo azul.



Elon Musk propôs planos para cobrar uma assinatura mensal para que os usuários tenham o selo de ‘verificado’ no Twitter.

O novo dono do Twitter disse que o selo azul custará US$ 8 por mês, com o preço ajustado por país. O selo azul ao lado de um nome de usuário é atualmente gratuito, mas normalmente é reservado para influenciadores e usuários que foram verificados como fontes confiáveis.

Em uma série de tweets ontem (1º de novembro), Musk disse que o novo modelo de assinatura dará “poder ao povo” e chamou a maneira atual de verificar os usuários de “sistema de senhores e camponeses”.

O bilionário disse que a nova assinatura também dará aos usuários verificados “prioridade nas respostas, menções e pesquisas”, o que, segundo ele, ajudaria a reduzir o spam na plataforma. Esses usuários também receberão metade dos anúncios e a capacidade de postar conteúdo de áudio e vídeo mais longos, acrescentou.

Vários usuários de verificados do Twitter se manifestaram contra os planos de Musk de cobrar pelo selo azul. O bilionário sugeriu anteriormente que a assinatura mensal poderia ser de US$ 20 por mês.

O autor Stephen King twittou que deixaria a plataforma se fosse cobrado tanto para manter o status verificado. Musk respondeu com a opção de assinatura mais baixa de US$ 8 e disse que “o Twitter não pode confiar inteiramente nos anunciantes”.

Não está claro quando esse modelo de assinatura poderia começar e se seria um substituto para o Twitter Blue, que permite que os usuários paguem por recursos como a capacidade de desfazer tweets, marcar e salvar tweets e personalizar sua exibição.

Preocupação entre executivos e anunciantes do Twitter

As recentes decisões de Musk em sua nova posição de proprietário causaram alguma reação. A diretora de clientes do Twitter, Sarah Personette, renunciou na semana passada.

Vários outros executivos de alto escalão anunciaram sua saída do Twitter nos últimos dias, incluindo a diretora de pessoal e diversidade, Dalana Brand, e o gerente geral de tecnologias centrais, Nick Caldwell.

A aquisição também impactou o mercado de publicidade do Twitter, já que duas empresas de publicidade aconselharam seus clientes a pausar temporariamente a publicidade na plataforma, relata o Wall Street Journal.

Em um e-mail para clientes visto pela publicação, o Interpublic Group disse que a situação atual do Twitter é “imprevisível e caótica” e não pode ter certeza de que a plataforma seja um “lugar seguro para as marcas”.

O e-mail também observou um aumento no comportamento inadequado no Twitter. Imediatamente após a conclusão do acordo, o Network Contagion Research Institute descobriu que o uso de palavras racistas no Twitter aumentou quase 500% no espaço de 12 horas.




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