scorecardresearch ghost pixel



EUA aprovam carne feita em laboratório: você teria coragem de comer?

Como está seu apetite? Laboratório dos EUA cria carne a partir de células troncos. Saiba como ela é feita e qual o seu sabor.



Uma empresa norte-americana, UPSIDE Foods, desenvolveu um método de produzir carne a partir de células troncos. Até então, esse procedimento só era realizado como forma de testes, dado que o lançamento do produto no mercado precisava da autorização de agências reguladoras. Sendo assim, futuramente, é muito provável que as prateleiras dos supermercados estejam repletas de carnes que foram manipuladas. 

Veja também: Falta de carne bovina no Brasil em 2023? Entenda a situação

Carne de laboratório: a caminho da regularização 

Após uma longa avaliação, consultando equipes multidisciplinares de engenheiros de alimentos, nutricionistas e outros profissionais, a Food and Drug Administration (FDA) flexibilizou as orientações para a UPSIDE, companhia que produz soluções no segmento de proteína animal.

Em breve a marca vai disponibilizar os primeiros lotes em parceria com estabelecimentos. 

Em busca de menor impacto ambiental 

O consumo de carne bovina está associado ao agravamento do aquecimento global, porque o espaço rural que o gado ocupa parte do desmatamento, ou seja, da retirada das árvores. Além disso, muitas pessoas acabaram eliminando essas opções do cardápio, considerando a empatia pelos animais nos abatedouros.

Por causa disso, dão preferência às alternativas menos radicais. 

Como a carne de laboratório é feita? 

Eles primeiramente recolhem uma série de células troncos de uma galinha ou boi, copiando o seu sequenciamento genético. Dessa maneira, é possível replicar o DNA, reproduzindo as principais características da carne: sabor, textura e aparência. Conforme aumenta a demanda e escala da produtividade, esse insumo pode ficar cada vez mais acessível. 

Conheça o trabalho da UPSIDE Foods

Fundada em 2015 na Califórnia, cidade reconhecida pelo ecossistema empreendedor, ela surgiu de uma ideia da cardiologista Uma Valeti. Unindo-se a outros colegas, a médica criou um projeto para cultivar carne sustentável. Entre os seus investidores, está a Whole Foods, adquirida pela Amazon por bilhares de dólares. Com nomes de peso ao seu lado, Uma é capaz de destacar a relevância do empreendimento. 

Apesar de ser referência, a UPSIDE Foods deseja ser a pioneira para abrir espaço para outras empresas que querem atuar no mesmo setor. Para Valeti, a união entre os empreendedores em torno de soluções alimentares é a garantia de um futuro com menos problemas de saúde.

Foto: nevodka/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário