scorecardresearch ghost pixel



ESTE aplicativo pode se tornar OBRIGATÓRIO no Brasil; veja o porquê

Objetivo da ferramenta visa aumentar a previsibilidade do transporte público, evitando que as pessoas permaneçam muito tempo esperando nos pontos.



Um proposta em análise na Câmara dos Deputados pode disponibilizar um aplicativo aos usuários de transporte público. De acordo com o texto, de autoria do deputado Joceval Rodrigues (Cidadania-BA), a ferramenta indicará em tempo real a posição dos veículos, rotas, pontos de embarque e desembarque, tempo estimado da viagem, espera no ponto e muito mais.

Leia mais: Garantindo mais facilidade, Meu INSS libera dois novos serviços pelo aplicativo

Sua finalidade consiste em contribuir para a melhora do sistema, conforme traz o Projeto de Lei 2492/22, que trata do tema. A execução da ferramenta será de responsabilidade do Poder Executivo Federal, com ajuda do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O aplicativo será liberado para download gratuitamente em todos os municípios do Brasil e também no Distrito Federal.

Objetivos do novo aplicativo

Rodrigues esclarecer que o objetivo do aplicativo visa aumentar a previsibilidade do transporte público (ônibus, trens e metrôs), na melhora da qualidade do serviço, evitando que os usuários fiquem longos períodos nos pontos à espera da condução.

“Tendo ainda em vista a violência dos grandes centros urbanos, essas informações ajudariam na segurança dos usuários, que se deslocariam para os pontos de embarque apenas momentos antes da chegada do veículo, reduzindo o tempo de exposição a criminosos”, acrescentou o parlamentar.

Além disso, Joceval Rodrigues declarou que o aplicativo também trará informações sobre a posição e a velocidade média dos veículos, permitindo identificar os locais de congestionamento nas cidades. Em suma, essa ferramenta pode auxiliar os condutores no trânsito.

“A implementação da ferramenta poderá ser utilizada ainda pela administração pública, para verificar se as empresas concessionárias estão cumprindo os seus contratos, respeitando as tabelas de horário e os itinerários, melhorando a gestão do serviço e contribuindo para o combate ao desperdício de dinheiro público”, completou.

Quando vai começar a valer?

Atualmente, o projeto tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados. Em breve, ele deve ser analisado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, ele seguirá para votação no Senado Federal antes de seguir para sua sanção.

Vale destacar que a proposição feita pelo deputado determina que os órgãos responsáveis pelo transporte público também desenvolvam seus próprios aplicativos, ou utilizem outros, contanto que seja mantido o caráter gratuito da ferramenta.




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário