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Garantindo mais facilidade, Meu INSS libera dois novos serviços pelo aplicativo

App Meu INSS está com dois novos serviços disponíveis de maneira remota. A intenção é facilitar o atendimento e agilizar também as demandas presenciais.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou mais dois novos serviços por meio do app Meu INSS. A intenção é facilitar a vida dos segurados e dar mais agilidade no atendimento presencial. Saiba quais são as novidades no app.

Leia mais: INSS: aposentadorias que NÃO exigem idade mínima para serem liberadas

A atualização chega depois de meses sem qualquer novidade na ferramenta. O INSS conta com mais de 100 serviços aos cidadãos, sendo que todos eles já estão disponíveis nos canais remotos, segundo o governo federal. A última atualização foi em agosto deste ano, com as mudanças no menu de serviços disponíveis, que foi simplificado.

Novos serviços no app Meu INSS

Os dois novos serviços incluídos no Meu INSS são o reembolso de deslocamento para a realização de perícia médica em outra cidade e o pedido de aposentadoria por incapacidade permanente – que é mais conhecida como aposentadoria por invalidez.

Assim, segundo o INSS, os cidadãos podem contar com tais serviços no app, garantindo mais facilidade e agilidade nos atendimentos. Muitos brasileiros sequer têm conhecimento do direito ao reembolso, previsto na Instrução Normativa 128/2022.

É no valor de R$ 118,43. O recurso deve ser usado para cobrir as despesas de deslocamento quando os segurado precisa ir para outra cidade para passar pelo exame.

Assim, com os novos serviços pelo app Meu INSS, os segurados podem solicitar o dinheiro sem precisar sair de casa para darem entrada no pedido.

Veja o passo a passo para solicitar o reembolso:

  1. Entre no app Meu INSS e selecione os três pontos no canto superior esquerdo;
  2. Clique em “Novo pedido”;
  3. Selecione “Benefícios assistenciais”;
  4. Escolha “Solicitar ressarcimento de despesas com deslocamento para avaliações social e/ou médico (BPC)”;
  5. Preencha os dados necessários e envie.

O mesmo vale para os pedidos de aposentadoria por invalidez, que podem ser feitos por meio do app. É preciso apresentar os laudos médicos, exames e demais documentos que comprovem a necessidade do benefício.

Mais uma vez é só seguir as etapas abaixo:

  1. Selecione os três pontos no canto superior esquerdo;
  2. Clique em “Novo pedido”;
  3. Escolha “Benefício por incapacidade permanente”;
  4. Preencha as informações solicitadas e anexe os documentos;
  5. Clique em enviar e anote o número de protocolo para acompanhar o pedido.




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