O chá preto é uma bebida muito popular. Há quem o utilize como um substituto do café, por exemplo. Ele é feito da planta Camellia sinensis (assim como o chá verde) e costuma conter de 2% a 4% de cafeína, o que pode ajudar no foco e na produtividade no dia a dia. A diferença entre o chá preto e o chá verde é a forma como as folhas são tratadas.
Veja também: Por que tem gente tomando café com sal? Descubra agora
No chá verde, as folhas estão frescas e são expostas a um pouco de calor, enquanto que no chá preto as folhas estão oxidadas. Isso torna seu sabor mais intenso.
Fora o efeito de manter a pessoa mais alerta, ele tem antioxidantes e pode ajudar a proteger o coração e os vasos sanguíneos. É claro, porém, que existem malefícios, afinal todo alimento ingerido em excesso pode trazer danos ao nosso bem-estar.
O que acontece se tomar chá preto diariamente?
Existem diversos benefícios que podem ser colhidos desse hábito, se você tomar até duas xícaras por dia. De acordo com o portal Gastrolab, estudos mostram que a bebida pode reduzir as chances de ataque cardíaco.
Malefícios decorrentes da bebida
Quando consumimos muita cafeína durante o dia, podemos sentir alguns sintomas, como ansiedade, dor de cabeça e coração acelerado. Grávidas devem ter cautela, assim como pessoas que já sofrem de estresse e ansiedade normalmente.
Como preparar chá preto
- Use 1 colher pequena de folhas de chá por cada xícara de água quente.
- A água deve estar quase fervendo.
- Coloque as folhas na água e deixe em infusão por 2 a 3 minutos.
- Coe e beba o líquido ou adicione leite ou limão.
- Você pode fazer infusão fria, deixando de 10 a 18 horas na geladeira.