scorecardresearch ghost pixel



O que é sensibilidade à cafeína: descubra se você tem e saiba como evitar os efeitos

Aumento da ansiedade, tremores e nervosismo são alguns dos sintomas causados pela sensibilidade à cafeína.



O café é a terceira bebida mais consumida do universo. E quem resiste a um bom cafezinho, para muitas pessoas o dia só começa após beber um delicioso café preto. Porém, há muitas pessoas que ao beberem café sentem-se mais ansiosas, com níveis de estresses altos, dores de cabeça e até tremores. 

Veja também: Tomar café logo depois de acordar pode não ser uma boa ideia: descubra o porquê

Embora esses sintomas estejam mais associados pelo excesso da bebida, não pode ser desconsiderado uma possível sensibilidade à cafeína. A sensibilidade à cafeína pode causar diversos efeitos indesejáveis, mesmo sendo consumida em poucas quantidades, pois causa uma hiperestimulação no sistema nervoso central.

Vale salientar que a cafeína não é uma substância encontrada unicamente no café, muitas plantas e ervas medicinais a contém em suas propriedades. Ela também pode ser encontrada em produtos industrializados, medicamentos, refrigerantes e chocolates.

Qual o efeito que a cafeína provoca no organismo?

Basicamente a cafeína estimula o sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta, a energia, a capacidade de concentração, por essas razões que muitas pessoas costumam exagerar na dosagem de café, que segundo especialistas, não deve ultrapassar 3 xícaras por dia.

Os efeitos dessa substância começam a surtir efeito depois de 30 minutos e podem durar até mais de três horas.

O que é a sensibilidade à cafeína?

Embora não seja comum, existem pessoas que não podem tomar nem pequenas doses de cafeína, pois sentem-se mal. Para essas pessoas a cafeína pode causar o aumento de ansiedade, dores fortes de cabeça, coceiras no corpo, taquicardia, insônia, palpitações e nervosismo.

Esses sintomas acontecem devido a liberação dos hormônios de adrenalina, e quanto mais lento for o metabolismo, mais tempo durarão os efeitos da substância.

Mas o que fazer para evitar esses efeitos? 

Mensurar a quantidade exata de cafeína que se pode consumir diariamente é uma tarefa bastante complicada, já que a substância pode ser encontrada em outros alimentos, chás e até medicamentos.

A orientação da agência reguladora de saúde americana, a Food and Drug Administration (FDA), é não consumir mais que 2 xícaras de 250 mililitros por dia. Pois, consideram ser a quantidade segura para evitar os principais transtornos causados pela intolerância à cafeína.

Como não existem exames seguros para afirmar o quão uma pessoa pode ser intolerante à cafeína, o ideal é ler os rótulos dos alimentos, evitar consumir mais de uma opção alimentar que contenha cafeína em sua fórmula.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário