scorecardresearch ghost pixel



“Fome de proteína”: como estes 3 tipos de alimentos levam à obesidade

Descubra quais são os alimentos mais comuns que prejudicam a saúde e desenvolvem a obesidade nas pessoas. Os dados foram fornecidos por autoridades em saúde.



A obesidade é uma doença que pode levar as pessoas a diversas complicações de saúde, além de ocasionar a morte. Portanto, ela é um dos problemas que devem ser combatidos na sociedade moderna.

Veja também: Vai começar a dieta? Veja os 10 melhores alimentos para emagrecer

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “em 2016, mais de 1,9 bilhão de adultos com 18 anos ou mais apresentavam excesso de peso, dos quais mais de 650 milhões eram obesos”. Por conta desses números, a entidade julgou a obesidade como uma doença que merece prioridade em matéria de políticas públicas.

Há diversas autoridades que classificam a obesidade como uma epidemia nos locais em que ela aparece com grande frequência.

Confira quais são os alimentos mais inflamatórios para a obesidade

Confira a lista dos alimentos que mais causam inflamações no organismo e podem desencadear a obesidade em qualquer um:

1 – Alimentos fritos e assados: alguns alimentos, como batatas industrializadas, são feitos com gorduras trans, prejudiciais à saúde. Essas gorduras, conforme aponta a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, MedlinePlus, consistem em transformar “óleos líquidos em gorduras sólidas”, como margarina. Alguns exemplos são: batata frita para preparar no forno ou na frigideira.

2 – Doces: o National Institutes of Health, garante que o consumo de açúcar é um dos fatores que mais influencia o excesso de peso de uma pessoa. Da mesma forma, especifica que o corpo obtém glicose decompondo alimentos como proteínas e carboidratos. Por isso, sugere não aumentá-la por meio de alimentos açucarados, como refrigerantes ou sobremesas. É uma forma de combater a obesidade.

3 – Carne embutida: um artigo publicado pela OMS em 2011 relaciona o consumo de carne vermelha processada ao câncer colorretal. Este é um dos cânceres mais comuns em todo o mundo, segundo a mesma organização. Por isso os embutidos não são os mais recomendados para consumo, já que afetam -segundo a entidade- este tipo de condições. Além disso, o excesso de gordura e de outras substâncias também contribui para a obesidade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário