O craque do futebol argentino, Diego Maradona, morreu há dois anos. Portanto, a Copa do Mundo do Catar é a primeira a ser realizada após o falecimento do jogador. No entanto, os fãs do futebol argentino tiveram uma grata surpresa durante o campeonato.
Veja também: Dicas imperdíveis para assistir os jogos da Copa do Mundo online e de graça
Técnicas de edição de vídeos em 3D e inteligência artificial (IA) “ressuscitaram” Maradona em um museu itinerante que homenageia o jogador. É possível interagir com a presença virtual do atleta no aeroporto de Doha.
Maradona está “vivo” em um museu, no Catar
O museu itinerante foi montado dentro de uma aeronave, a qual foi customizada pelo artista Maxi Bagnasco. Dá para conversar com Maradona através de 10 idiomas diferentes, sendo que a inteligência artificial simula as respostas para o público. Um sintetizador faz com que a voz do craque virtual seja idêntica à dele, ainda nos anos 1990.
Uma das mensagens que Maradona deixa aos visitantes é a seguinte:
“Antes de me despedir, gostaria de dizer que o futebol ainda é o esporte mais bonito e saudável do mundo. E, sim, não vou mentir para vocês, estou empolgado com a Copa do Mundo, como todos vocês. Espero que o futebol dê alegria novamente aos argentinos. Espero que possamos comemorar novamente como em 86, nós merecemos. Nós merecemos, gente. E peço a vocês um favor: não se esqueçam de mim, porque carrego vocês no meu coração.”
Mensagens serão enviadas ao espaço
Todas as pessoas que visitam o espaço itinerante podem gravar uma mensagem ao jogador. A ideia é que no futuro esses áudios sejam enviados ao espaço junto com as chuteiras que ele usava em campo.
Essa é a mesma linha de homenagens que várias outras ações ostentam em diferentes áreas da arte e da sociedade. Maradona continua sendo um dos principais ídolos da Argentina, sendo considerado mais do que um jogador, mas também um ativista social ligado às causas do povo de seu país.