scorecardresearch ghost pixel



Google gera polêmica ao usar inteligência artificial em chat para cadastro

O desenvolvimento da tecnologia envolve a discussão de muitas áreas, principalmente a ética ao tratar de dados pessoais.



Na conferência I/O 2022, que ocorreu em maio, a empresa anunciou a disponibilidade da sua inteligência artificial mais avançada. O LaMDA 2, focado em diálogos que têm como objetivo evoluir aos poucos, chegando a um nível humano de abstração, gerou vários embates. Entre o fascínio tecnológico e o medo do domínio das máquinas, a IA promete revolucionar a comunicação. 

Veja também: Google denuncia pai por tirar foto do filho doente e enviá-la ao médico; veja justificativa

O anunciado de Blake Lemoine 

Há alguns meses, Blake Lemoine acusou o novo projeto do Google de ter ganhado consciência própria, ameaçando a humanidade. O tom conspiracionista causou certo pânico nas redes sociais, enquanto o engenheiro de software perdia seu posto de trabalho. Interrompendo temporariamente as atividades ligadas à invenção, a startup finalmente resolveu divulgar o lançamento. 

Inteligência artificial LaMDA

O sistema de inteligência artificial, acusada de ter se tornado senciente, ou seja, conseguia expressar sentimentos, foi gerada com o intuito de desenvolver conversações avançadas. Nesse caso, a tecnologia consegue responder mensagens, como se fosse um humano, diferente nos bots existentes nos atendimentos automáticos de empresas comerciais. 

Em meio a desconfiança, os testes começaram

O Google abriu as inscrições para que as pessoas sejam voluntárias nas primeiras experiências com a LaMDA 2. Os primeiros escolhidos serão estadunidenses usuários do sistema Android. Posteriormente, a novidade será disponibilizada em outros países. Por enquanto, os diálogos envolvem as seguintes atividades: 

  • Talk about it: conversas em tópicos sobre algum tema (por enquanto o machine learning está programado apenas para falar de cachorros). 
  • Imagine it: digite um nome de um lugar e o LaMDA vai fazer uma descrição. 
  • List it: a partir de um tema, a inteligência artificial emite uma lista de subtarefas. 

Aos desenvolvedores, o LaMDA também estará disponível, permitindo que soluções a partir de IA tenham o suporte necessário. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário