Hoje em dia, o celular já se tornou uma extensão do corpo humano. Com ele, podemos realizar diversas tarefas que antes eram atribuídas apenas ao nosso cérebro, como cálculos, agendar lembretes e por aí vai. O dispositivo passou a ser de grande importância também para casos de emergências, seja envolvendo a segurança ou a saúde das pessoas.
Leia mais: TIM anuncia que vai excluir números de clientes; veja quem perderá a linha
Mas se por um lado a tecnologia pode ser conciliadora com as necessidades do homem moderno, por outro, ela pode trazer cada vez mais dor de cabeça, estresse e irritação. Neste caso, estamos falando das ligações constantes e sem sentido que milhões de brasileiros recebem diariamente.
Ligações abusivas
Muitas empresas de telefonia acabam exagerando na dosagem das chamadas “ligações abusivas“, que são aquelas de números desconhecidos que geralmente começam com os dígitos 0303. De forma insistente, a prática gera incômodo nas pessoas que, muitas vezes, não sabem o que fazer para dar um fim a essa situação.
A boa notícia é que, felizmente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está trabalhando para mudar essa realidade e punir as operadoras que adotam tal prática. Saiba mais sobre essa mudança a seguir!
Empresas podem pagar multa de R$ 50 milhões
Constantemente, a Anatel recebe milhões de reclamações vindas de consumidores que alegam não aguentar mais receber ligações nos celulares de números desconhecidos. Dependendo da situação, o usuário fica impossibilitado de usar o aparelho tranquilamente.
Geralmente, essas ligações não possuem nenhuma utilidade, com duração aproximada entre 3 e 5 segundos. As chamadas são feitas por empresas para verificar se a linha está operante e se alguém ainda a utiliza.
E para acabar com essa inconveniência, a Anatel anunciou que vai punir as companhias que fizerem mais de 100 mil ligações abusivas em um único dia. A multa cobrada será de R$ 50 milhões. Atualmente, esse número equivale a 85% das chamadas feitas ao telefone do cliente.
Vale lembrar que as mudanças já entraram em vigor neste mês, e que o cliente já pode começar a fazer denúncias caso esteja tendo problemas com essas abordagens pelo celular.