Não esqueça o guarda-chuva: Previsão de chuva forte para 17 capitais brasileiras

Terça-feira (29/11) é marcada pela instabilidade no tempo, provocando tempestades em todo o país. Há alertas de deslizamento e enchentes em vários pontos do Brasil



A previsão é de muita chuva para quase todo o país. As áreas de instabilidade se espalham pelo litoral e interior do país, provocando muita chuva nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste, além de parte do Sul e do Centro-Oeste.

Leia Mais: ALERTA de tempestades! Elas podem atingir todo o país a partir de HOJE

Tais chuvas resultam do ar quente e úmido que predomina sobre todo o Brasil, junto à circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera. Este cenário gera muitas nuvens carregadas e instabilidade.

Região Sul

O centro, sul e oeste do Rio Grande do Sul seguem sem chuva. Porém, há situação de alerta para o tempo muito chuvoso no leste do Paraná e de Santa Catarina. Além disso, há previsão de chuva forte também para as regiões metropolitanas de Curitiba e Florianópolis.

Desde o último sábado (26/11), diversas áreas do Paraná, do Vale do Itajaí e do litoral de Santa Catarina já acumularam de 20 a 300mm de chuva. Este volume de água em tão pouco tempo causa enchentes e deslizamentos de terra.

Região Sudeste

As áreas de instabilidade também influenciam o Sudeste. Assim, a previsão é de pancadas de chuva com raios em toda a região, principalmente no período noturno. No Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais e de São Paulo, além do Espírito Santo chove a qualquer hora.

A região do litoral sul de São Paulo e do Vale do Ribeira (sul do estado) permanecem em alerta de chuva volumosa com risco de deslizamentos de terra e enchentes.

Região Centro- Oeste

Sol e tempo seco é realidade apenas no oeste e norte do Mato Grosso do Sul e sudoeste e sul do Mato Grosso. Para Cuiabá a previsão é de muito calor, podendo chegar aos 40ºC.

Já em Goiás, Distrito Federal e praticamente todo o Mato Grosso o sol aparece boa parte do dia, mas ocorrem pancadas de chuvas com raios que podem ser fortes, principalmente à tarde e à noite.

Região Nordeste

Para o Nordeste a previsão é muita instabilidade, com pancadas de chuva no litoral e no interior de todos os estados. Também há riscos de raios. Chuvas passageiras são esperadas apenas no norte e litoral do Ceará e Rio Grande do Norte.

Região Norte

Praticamente todo o Norte do Brasil terá um dia de muita nebulosidade e pancadas de chuva com raios. Calor e sol apenas no Acre. Para Rondônia, a previsão é de pancadas de chuva rápidas. Entretanto, há risco de chuva forte em todos os outros estados da região.

Alertas meteorológicos

Atenção para risco de chuva forte nas seguintes capitais: Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Brasília, Palmas, Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém, Salvador, Teresina,
Aracaju e Maceió.

Perigo de temporais e chuvas volumosas

Alerta especial de perigo de temporal com possibilidade de enchentes, deslizamentos de terra e alagamentos para o litoral norte do Rio de Janeiro, litoral Sul paulista e Vale do Ribeira (SP). Alerta também vale para as regiões litorâneas do Paraná e de Santa Catarina.




Voltar ao topo

Deixe um comentário