scorecardresearch ghost pixel



Previsão do tempo: alerta para tempestade e ventania em quase todo o país

Instituto alerta ainda sobre risco de deslizamentos por causa da forte chuva.



Há risco de tempestade em boa parte do Brasil nesta quinta-feira (24). Segundo boletim meteorológico da Climatempo, quatro das cinco regiões do país tendem a enfrentar temporais ao longo do dia: Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Ou seja, só não há previsão de tempestade para o Norte,  ao menos se considerarmos esta previsão.

Leia também: É bom levar o guarda-chuva? Previsão do tempo para esta quarta-feira, 23

No caso das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a previsão indica tempestades acompanhadas de ventania. No estado de São Paulo, por exemplo, a Climatempo fala na possibilidade de rajadas de vento de até 70 quilômetros por hora. Já em Goiás, no Distrito Federal e no leste do estado de Mato Grosso, a expectativa é de incidência de trovoadas.

Em alguns lugares do país, como o sul da Bahia, vale ficar em alerta para problemas que podem ser trazidos pela tempestade. Isso porque há risco de deslizamentos eminentes.

Confira a previsão do tempo por região

Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas brasileiras. As informações são validas para esta quinta-feira (24) somente e concedidas pela Climatempo.

Sul

O ar seco ganha mais espaço sobre o Rio Grande do Sul, conforme a massa de ar frio predomina. No entanto, áreas de instabilidade em altos níveis da atmosfera fortalecem as tempestades no leste do estado do Paraná, potencializando o risco de tempestade com ventanias e acumulados altos, inclusive na capital Curitiba. Chuvas breve e passageira sobre o estado de Santa Catarina.

Sudeste

A presença de uma intensa área de baixa pressão atmosférica promete deixar o tempo muito instável, com chuvarada, tempestade e ventania nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e grande parte de Minas Gerais. Há, dessa forma, condições de fortes temporais, agitação marítima e ventos de até 70 quilômetros por hora no estado paulista.

Centro-Oeste

A chuva diminui por Mato Grosso do Sul e fica mais irregular em Mato Grosso. Em Goiás e sobre o Distrito Federal, assim como no leste do mato-grossense, ainda há risco e condições para volumes altos, com trovoadas e ventos moderados. O tempo firme retorna ao centro-oeste sul-mato-grossense.

Nordeste

Aumento da chuva sobre o noroeste baiano, onde há maior potencial para tempestade. De maneira geral, chove em grande parte dos estados da Bahia, de Sergipe e de Alagoas, além do leste de Pernambuco e da Paraíba. Serão, contudo, pancadas de chuvas rápidas e passageiras. Atenção principalmente para o sul baiano, onde há risco de deslizamentos. O tempo aberto predomina, contudo, entre o interior pernambucano e o Piauí. Não há previsão de chuva no Ceará.

Norte

O volume de chuva previsto é menor, mas os temporais ainda não são descartados em todos os estados da região. Isso devido ao calor e alta umidade.




Voltar ao topo

Deixe um comentário