Beneficiários do Auxílio Brasil que querem contratar empréstimo consignado com a Caixa Econômica Federal estão impedidos de fazer isso neste momento. No dia 1º de novembro, o banco anunciou a suspensão da oferta da nova modalidade de crédito.
Leia mais: Caixa DESCONTA valores do Auxílio Brasil: o que está acontecendo?
Segundo a instituição, a suspensão foi necessária para que a Dataprev possa realizar o processamento da folha de pagamento do Auxílio Brasil, processo que também envolve o Ministério da Cidadania.
Esta é a segunda paralisação no serviço, que já havia sido interrompido uma vez no dia 21 de outubro para “melhorias no sistema”. Na época, as contratações foram retomadas três dias depois.
Consignado do Auxílio Brasil
A modalidade de crédito está disponível para cerca de 21 milhões de famílias que são atendidas pelo Auxílio Brasil atualmente. O cliente pode contratar até 40% do valor do benefício básico, que é de R$ 400, para pagar em até 24 meses.
No empréstimo consignado, a parcela é descontada diretamente do benefício, antes mesmo do depósito na conta do cidadão. A taxa de juros máxima é de 3,5% ao mês, mas a Caixa cobra um valor um pouco mais acessível, de 3,45% ao mês.
Volta do consignado
Segundo a presidente da Caixa, Daniella Marques, o banco voltará a oferecer os empréstimos consignados do Auxílio Brasil às 7h do dia 14 de novembro. “[O crédito] retornará assim que a Dataprev terminar o processamento, disse.
A operação do crédito é cercada de polêmicas desde o início. Especialistas afirmam que utilizar o benefício social como garantia pode aumentar o nível de endividamento da população mais pobre atendida pelo programa. A Caixa é o único entre os grandes bancos a oferecer a modalidade.