Prazo para atualizar o CadÚnico e não ficar sem o Auxílio Brasil termina HOJE

Procedimento é obrigatório para a continuidade no recebimento de benefícios, como o Auxílio Brasil, BPC, Tarifa Social, ID Jovem e dezenas de outros.



Termina nesta sexta-feira, 11, o prazo para as famílias selecionadas atualizarem os dados do Cadastro Único (CadÚnico). Inicialmente, o procedimento poderia ser realizado até outubro, mas foi necessário prorrogar o cronograma devido ao grande número de pessoas e filas nas portas dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) pelo país. Tire suas dúvidas a seguir!

Leia mais: Você sabia? Coisas que ninguém PODE fazer com o Auxílio Brasil de R$ 600

Quem precisa recadastrar?

Conforme esclareceu o Ministério da Cidadania, foram convocadas para atualizar as informações nos seus respectivos municípios somente as famílias com cadastros revisados pela última vez entre os anos de 2016 e 2017.

Quando devem ser feitas as revisões?

Tradicionalmente, quem faz parte do banco de dados do governo deve atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração.

Dessa forma, quem for convocado para a averiguação e revisão dos dados deve se dirigir ao Cras ou posto de atendimento do CadÚnico. Nos últimos meses, essa revisão precisou ser adiada e escalonada em razão dos impactos trazidos pela pandemia da Covid-19.

Por que é preciso atualizar os dados?

De acordo com a equipe da Cidadania, a atualização dos dados é fundamental para garantir e assegurar que as informações que constam no CadÚnico estão de acordo com a realidade das famílias assistidas.

Esse procedimento é obrigatório para a continuidade no recebimento de benefícios pagos através da base de dados do governo. Alguns deles são o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ID Jovem e a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

Como atualizar o CadÚnico?

Caso as informações da família não foram alteradas, o beneficiário poderá fazer a confirmação dos seus dados via aplicativo CadÚnico. O governo também disponibilizou um site para que a população conseguisse realizar esse procedimento mais rápido.

Mas se alguma alteração tiver sido feita, como mudança de endereço, por exemplo, será necessário que o responsável pela casa compareça em um Centro de Referência e Assistência Social (Cras) munido da documentação para a atualização.




Voltar ao topo

Deixe um comentário