O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 terá as provas aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. Mais de 3,3 milhões de estudantes devem fazer o exame. Neste ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) garantiu que a prova terá somente questões inéditas.
Leia mais: Enem 2022: CNH Digital será aceita como documento de identificação
Essa era uma das grandes incertezas em relação à prova de 2022. A preocupação era de que o exame aproveitasse questões de anos anteriores. Apesar disso, o Inep conseguiu elaborar por completo o Enem.
Enem 2022 terá questões inéditas
Servidores do Inep avisaram no ano passado que faltavam perguntas para o exame. Ou seja, alertaram sobre a ausência de questões inéditas. Isso porque o Banco Nacional de Itens (BNI) estava sem novas inclusões.
O aviso rendeu muitas críticas sobre a qualidade do Enem 2022. Apesar disso, segundo apuração do UOL, a prova deste ano foi feita sem a repetição de perguntas dos anos passados.
Por outro lado, algumas delas não passaram por pré-testes. Mas, a previsão é de que isso não prejudique a qualidade do exame. O Inep disse que a entrada de novos itens no BNI é de caráter sigiloso.
O último pré-teste foi em 2019. Em março deste ano, um grupo de gestores chegou a sugerir que fossem repetidas as questões de anos anteriores. A justificativa foi que a atualização do banco de questões é demorado e demandaria muita mão de obra.
O assunto rendeu muitas críticas e colocou em jogo a credibilidade do Enem 2022. Por essa razão o Inep decidiu que não iria repetir as perguntas e, por isso, se reorganizou para incluir questões inéditas no exame deste ano.
Veja as questões por dia de prova:
– 13 de novembro (domingo)
- 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
- 45 questões de ciências humanas;
- redação.
– 20 de novembro (domingo)
- 45 questões de matemática; e
- 45 questões de ciências da natureza.