scorecardresearch ghost pixel



Qual a relação da cerveja com o risco do desenvolvimento de Alzheimer?

O excesso de bebida alcoólica costuma gerar problemas a médio prazo, então é importante tentar entender quais as complicações mais comuns desse hábito.



Quando consumida moderadamente, a cerveja pode trazer inúmeros benefícios devido às suas propriedades nutricionais. Dessa forma, é preciso compreender quais são os seus benefícios, buscando uma vida mais equilibrada. 

Veja também: Qual o efeito da cerveja sobre o aumento da barriga em mulheres?

Nos momentos de lazer, beber um ou dois copos da bebida gera bem estar, mas os ingredientes explicam a prevenção de problemas de saúde. 

A questão do Alzheimer 

O Alzheimer é uma doença progressiva, ou seja, a partir do diagnóstico, não há chances de cura. Durante o envelhecimento os aspectos cognitivos das pessoas acabam se enfraquecendo, mas em níveis avançados, a perda de memória vai ficando cada vez pior.

Sendo assim, os primeiros sintomas são ligados à desatenção leve até chegar aos quadros de demência. Isso ocorre principalmente pelo acúmulo de proteínas conhecidas como beta amiloides. 

O lúpulo como nutracêutico 

Os nutracêuticos são alimentos nutritivos que tratam diretamente condições anômalas específicas. Nesse caso, o lúpulo é extremamente importante e por ser uma planta da família cannabaceae, produz efeito anestesiante. Nesse sentido, o principal ingrediente da cerveja, também ajuda a produzir a sensação de entorpecimento, potencializado pelo álcool. Ainda sim esse componente serve para criar suplementos alimentares e cervejas zero álcool. 

ACS Chemical Neuroscience 

Um estudo publicado na ACS Chemical Neuroscience apontou que o consumo de cerveja tem sido associado à redução das queixas de Alzheimer. As análises introdutórias mostram que o lúpulo, ao diminuir a concentração de beta amiloides, preserva as sinapses dos neurônios.

Portanto, a cognição deixa de sofrer bloqueios contínuos, que levam à doença que costuma aparecer na velhice. 

Os especialistas afirmam que isso não é uma justificativa para consumir bebida alcoólica que continua prejudicando a saúde. A conclusão da pesquisa foi importante para entender como o lúpulo pode ser associado às dietas e o seu potencial no mercado de alimentação. Uma boa opção continua sendo a cerveja sem álcool, que vem se popularizando em vários países.




Voltar ao topo

Deixe um comentário