Os trabalhadores de carteira assinada devem receber até o dia 30 de novembro a primeira parcela do 13º salário. O dinheiro extra é dividido em duas partes, sendo a primeira delas a de maior valor. Saiba como é feito o cálculo e veja quanto deve receber até o final deste mês.
Leia mais: Todos os beneficiários do INSS vão receber o 13° salário? Veja lista completa
Por regra, a segunda parcela do 13º salário tem que ser paga até o dia 20 de dezembro. Há ainda a opção de a empresa pagar em parcela única até 30 de novembro. Por isso, a dica é que o trabalhador consulte a forma de pagamento que será adotada onde trabalha.
Primeira parcela do 13º salário
O 13º salário garante ao trabalhador o valor correspondente ao salário integral. Ou seja, é a quantia que ele recebe em um único mês para quem trabalhou o ano cheio. Ou então a quantidade proporcional pelos meses trabalhados.
Há ainda a exigência que o trabalhador tenha atuado por pelo menos 15 dias no mês. Assim, se ele trabalhou apenas 11 dias em fevereiro, por exemplo, o mês não irá ser calculado no pagamento do 13º salário.
Todos esses detalhes podem alterar o valor final do salário extra. Para pagar a primeira parcela do 13º salário o trabalhador deve considerar 1/12 do salário do empregado a cada mês e depois multiplicar o resultado pelo total de meses trabalhados no ano.
Para facilitar, a primeira parcela do 13º salário pode ser o cálculo do último salário bruto que foi recebido pelo trabalhador. Ou seja, no mês de novembro. A primeira parcela é sem descontos. Por isso ela tem valor maior do que a segunda.
Assim, para calcular o valor exato da primeira parcela, é só dividir o salário bruto de novembro por 12. Depois, multiplique o resultado pelo número de meses trabalhados. A primeira parcela será a metade desse resultado.
Já no pagamento da segunda parcela o valor será menor, já que é feito o desconto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e também do Imposto de Renda.