Novos nomes foram definidos para a equipe econômica do novo Governo Lula (PT). O partido convidou André Lara Resende, Pérsio Arida e Guilherme Mello para integrarem a equipe econômica responsável pela transição de governo. André Lara Resende e Guilherme Mello já aceitaram o convite para integrarem a equipe.
Leia ainda: Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil declaram apoio à transição de governo
Pérsio Arida ainda não respondeu ao convite. Porém, o esperado é que a resposta seja positiva, uma vez que o vice-presidente e atual coordenador da equipe de transição, Geraldo Alckmin (PSB), possui relação próxima ao economista.
Além disso, os coordenadores da campanha do novo presidente esperam uma participação ativa de economistas liberais durante o processo de transição. A expectativa se estende também para cargos na Esplanada dos Ministérios, visto que Lula já afirmou que precisará de nomes fora do PT para lidar com o desenvolvimento econômico do país nos próximos quatro anos.
Governo não será comandado apenas pelo PT
O presidente Lula possui o direito de indicar 50 nomes para integrar a equipe de seu novo governo. Entretanto, a presidente do partido, Gleisi Hoffman (PT), já informou que também haverá voluntários compondo o novo time. Tal afirmação foi reforçada por Lula, que enfatizou que seu mandato não será comandado apenas pelo PT.
As maiores expectativas são para quais nomes serão indicados para as pastas importantes, como Planejamento ou Fazenda. Assim, a maior cobrança é a respeito do futuro Ministro da Fazenda, após o anúncio da PEC da Transição. Com ela, fica permitido gastos extras que poderão atingir a marca de R$ 200 bilhões. Entretanto, o gasto já era esperado pelo mercado, que agora aguarda pela definição da equipe econômica para compreender melhor acerca da condução política no governo.
Quem são os novos convidados?
Uma grande dúvida que pode surgir na população ao ver os três convidados é a de quem são eles. Dessa forma, André Lara Resende é um dos criadores do Plano Real e antigo presidente do BNDES durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Além disso, Lara Resende também assessorou a campanha da candidata à presidência Maria Silva (Rede) em 2018.
Já Pérsio Arida é um economista e também um dos idealizadores do Plano Real, além de ser ex-presidente do Banco Central e também ex-presidente do BNDES. Por fim, Guilherme Mello é professor da Unicamp e faz parte da Fundação Perseu Abramo, tendo sido um dos principais porta-vozes da área econômica na campanha de Lula.
Governo Lula planeja nova lei trabalhista; veja as regras previstas