scorecardresearch ghost pixel



Último pagamento do vale-gás em dobro já tem data; veja o calendário

PEC que elevou o valor do benefício perde validade em dezembro. Próxima parcela será de 100% do preço do botijão.



O governo federal anunciou que 5,98 milhões de famílias receberam o Auxílio Gás em dobro em outubro. Até o fim deste ano, quem faz parte do programa pode sacar 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos.

Leia mais: Segredos que o INSS ‘esconde’, mas que podem te ajudar na aposentadoria

Originalmente, o benefício equivale a 50% desse valor de referência, que é medido periodicamente pela ANP (Agência Nacional de Petróleo). O aumento foi anunciado em agosto pelo Ministério da Cidadania, mas só tem validade até dezembro.

Sendo assim, a última parcela dobrada do vale-gás nacional será depositada para todos os beneficiários em menos de duas semanas. O calendário de pagamento de dezembro começa um pouco mais cedo para que todos os aprovados tenham acesso ao dinheiro antes do Natal.

Vale lembrar que o Auxílio Gás é bimestral, pago apenas nos meses pares do ano. O valor da próxima parcela ainda não foi confirmado, mas em outubro cada família recebeu R$ 112.

Datas de pagamento

A liberação do vale-gás ocorre juntamente com o Auxílio Brasil, quase sempre nos dez últimos dias úteis do mês. Como mencionado, os depósitos de dezembro foram adiantados para antes das festas de fim de ano.

Os beneficiários são escalonados de acordo com o dígito final do seu Número de Identificação Social (NIS), na ordem do 1 ao 0. Confira o calendário completo do Auxílio Gás:

Final do NIS Data de pagamento
1 12 de dezembro
2 13 de dezembro
3 14 de dezembro
4 15 de dezembro
5 16 de dezembro
6 19 de dezembro
7 20 de dezembro
8 21 de dezembro
9 22 de dezembro
0 23 de dezembro

Regras do vale-gás

Criado para ajudar famílias de baixa renda em meio ao aumento dos preços do gás de cozinha no ano passado, o benefício atende lares com inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A renda familiar mensal dos interessados precisa ser de até meio salário mínimo (R$ 606) por pessoa.

Os pagamentos do vale-gás também são feitos a famílias compostas por cidadãos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Mulheres vítimas de violência doméstica sob proteção de medidas de urgência têm preferência na aprovação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário