Você costuma ficar muito tempo sozinho em casa? Tem quem viva assim sempre e já se acostumou com a rotina um tanto quanto solitária, mas há aqueles que vez ou outra passam um período por conta própria e têm medo! Nesse caso, por falta de prática, alguns descuidos podem mesmo colocar a segurança em risco. Adote estes cuidados.
Leia mais: Atualize seu iPhone para acessar as últimas configurações de segurança
Quando a casa tem mais movimento, é mais fácil perceber que algo não está certo, pois todo mundo nota um barulho estranho ou uma situação que merece mais atenção. Agora quem fica sozinho deve se atentar a alguns detalhes.
Sozinho em casa? Tenha alguns cuidados!
Se todo mundo viajou ou estará ausente por outra razão e você acabará sozinho na sua casa, lembre-se destas dicas logo abaixo para não acabar se metendo em problemas. Muita atenção sobre a sua segurança!
Tranque as portas: pode parecer óbvio, mas muita gente se esquece de trancar as portas, janelas e portões. Principalmente quando mais alguém que vive ali tem o hábito de chegar mais tarde. Está por conta própria? Não descuide! Entre na residência e já passe a sua chave, só por garantia.
Tenha sempre um telefone por perto: lembre-se que é importante deixar sempre o celular por perto. Você pode, por exemplo, passar mal e precisar de alguma ajuda ou simplesmente ter de entrar em contato com alguém para pedir socorro diante de alguma violência. Seja como for, sempre deixar o smartphone muito próximo.
Avise que está sozinho para alguém de confiança: você não tem costume de ficar sozinho, mas precisa fazer isso por um período? Conte para alguém que seja bem próximo e de extrema confiança. A pessoa ficará atenta se notar algum sumiço da sua parte e irá oferecer ajuda quando necessário. Ela também pode te checar.
Cuidado com estranhos: os aplicativos de relacionamento fazem muito sucesso. Se você estiver solteiro, pode acabar marcando algum encontro. Se for na sua casa, tenha muito cuidado! Além disso, deixe alguém avisado. Esqueça a privacidade nesse momento, pois a gente nunca sabe as reais intenções das pessoas.
Até mesmo se decidir pedir alguma comida, por exemplo, avise aos familiares.