scorecardresearch ghost pixel



Veja como conseguir até 100% de desconto na fatura de energia em dezembro

Com o programa Tarifa Social de Energia, muitas famílias podem conseguir um desconto de até 100% do valor da conta de energia.



Por causa dos aumentos recentes nos valores das contas de energia, muitos brasileiros estão preocupados sobre uma única questão: eles conseguirão pagar o preço cobrado? As famílias em situação de vulnerabilidade social são as mais aflitas com os números. A boa notícia é que será possível obter desconto na fatura de dezembro. Veja como!

Veja também: CadÚnico começa a ofertar Telefone Popular; saiba como pedir

Pensando nessa parcela da população, o Governo Federal criou o programa Tarifa Social de Energia Elétrica. Com ele, diversas famílias podem receber descontos de até 100% em suas contas de luz. Segundo informações divulgadas pela equipe, cerca de 23 milhões de grupos já são atendidos atualmente pelo benefício.

Para participar, é necessário que a família esteja inserida no sistema do Cadastro Único, no entanto não é preciso se inscrever no programa, uma vez que os participantes são selecionados automaticamente pelo Ministério da Cidadania. Só é preciso que os dados estejam atualizados e disponíveis corretamente no banco de dados.

Quais os descontos ofertados pela Tarifa Social?

Os descontos oferecidos pelo programa variam de acordo com o consumo de energia nas residências. Desse modo, quanto menor o consumo da família, maior será o abatimento. Os valores são estabelecidos da seguinte forma:

  • Consumo de até 30 kWh/mês: 65%;
  • Consumo entre 31 e 100 kWh/mês: 40%;
  • Consumo entre 101 e 220 kWh/mês: 10%.

Além disso, as famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico garantem direito a descontos ainda maiores em suas contas de luz. Eles podem até mesmo alcançar a isenção do valor.

Nestes casos, os descontos aplicados são:

  • Consumo de até 50 kWh/mês: 100%;
  • Consumo entre 51 e 100 kWh/mês: 40%;
  • Consumo entre 101 e 220 kWh/mês: 10%.

Quem tem direito ao benefício?

De acordo com as regras estabelecidas pelo Ministério da Cidadania, é necessário atender a alguns requisitos para poder participar do programa Tarifa Social. Veja bem: o cidadão deve compor uma família que está inscrita no CadÚnico. Além disso, deve ter renda familiar mensal igual ou inferior a meio salário mínimo (R$ 606) por pessoa.

As famílias que tiverem um membro portador de doença ou deficiência grave que necessite o uso permanente de aparelhos elétricos para o tratamento também podem solicitar os abatimentos. Por fim, idosos a partir de 65 anos e beneficiários do BPC também compõem o grupo que pode receber a assistência.




Voltar ao topo

Deixe um comentário