scorecardresearch ghost pixel



Veja o passado: ESTA era a sua cidade há 600 milhões de anos

Uma experiência única: conhecer a sua cidade exatamente como era há milhões de anos. Isso é possível com a ajuda da tecnologia. Saiba como.



Em pouco tempo, os lugares mudam completamente. Somos capazes de identificar novas ruas enquanto lembramos de outras que deixam de existir. Os terrenos são preenchidos com as construções, então tudo ganha uma nova cara. Você já parou para pensar sobre como era a sua cidade há 600 milhões de anos? Um site mostra isso para você!

Leia mais: Entenda como funcionava a rotina dos grandes gênios da humanidade

É uma curiosidade e tanto! Ver onde mora ou nasceu da maneira como era antigamente, saber como eram os espaços e ver tudo o que mudou ao longo dos anos é inexplicável. A experiência é um retorno ao passado, como se estivesse usando uma verdadeira máquina do tempo. Se ainda não pensou sobre isso, saiba que isto pode ser feito.

Cidade há 600 milhões de anos

A humanidade é uma pequena parte na história do planeta Terra que se originou há 4,54 bilhões de anos, como estimam os pesquisadores. Os primeiros registros de ancestrais humanos são datados de 4,5 milhões de anos, considerando a sua forma inteligente.

Grupos se formaram e fizeram grandes intervenções na natureza. Basta uma rápida conversa com os seus avós, por exemplo, para ouvir quanto coisa mudou nos últimos 80, 70 anos. Imagina só descobrir como as coisas funcionavam no passado? O planeta passou por várias transformações. Não existiam os continentes.

Veja o passado: ESTA era a sua cidade há 600 milhões de anos

Tudo estava em um bloco só que era chamado de Pangeia. A divisão começou há 65 milhões de anos, marcando o início da Era Cenozóica, a que é vivida atualmente. Geólogos, historiadores, arqueólogos e geógrafos conseguiram projetar o planeta há 600 milhões de anos. É uma volta no tempo para ver tudo o que mudou nos espaços urbanos e rurais. O engenheiro Ian Webster criou um site capaz de mostrar como era a sua cidade há milhões de anos.

O projeto uniu mais de 91 mapas paleogeográficos e uma base de dados provenientes de satélites.

Para conferir, basta acessar a plataforma Ancient Earth e pesquisar a cidade que deseja. Acesse as informações sobre dinossauros no canto superior esquerdo e detalhes sobre as condições no período destacado.

O site não exige nenhum cadastro e é uma rede aberta que busca conscientizar estudantes, pesquisadores e a comunidade em geral sobre a importância da pesquisa científica para compreender a história da humanidade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário