Volta do horário de Verão? Lula faz enquete sobre polêmica medida

Lula abriu uma enquete na rede social Twitter para saber se os brasileiros queriam o retorno do polêmico horário de verão.



O horário de verão é a prática de adiantar os relógios uma hora em relação ao horário padrão durante os meses de verão e alterá-los novamente no outono.

A ideia geral é que isso permite que todos aproveitemos melhor a luz natural do dia: adiantar os relógios uma hora nos garante mais luz do dia durante as noites de verão. No entanto, o horário de verão tem muitos detratores – e com razão.

“Um projeto econômico”, de Benjamin Franklin, presidente dos EUA em 1784, é a mais antiga proposta conhecida para “poupar” a luz do dia. Tinha um tom extravagante, defendendo leis para obrigar os cidadãos a se levantarem ao raiar do dia para economizar as despesas da luz de velas. A ideia de Franklin se popularizou por todo o mundo e chegou até o Brasil.

VEJA TAMBÉM: Mais ricos no Brasil pagam menos impostos que uma secretária, diz estudo

O horário de verão tem suas raízes nos horários do nascer do sol, mas foi colocado em prática no Brasil em 1931 para economizar combustível e energia. O país padronizou a prática com o Decreto nº 20.466.

Por cerca de cinco meses do ano, grande parte do Brasil seguia o horário de verão. E para os sete meses restantes, eles seguem o tempo padrão. A mudança semestral causava polêmica e dividia opiniões.

Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro revogou o decreto que instituia o Horário de Verão. O presidente justificou a decisão dizendo que, além de aumentar os casos de violência durante as manhãs escuras, o horário de verão pode afetar negativamente a saúde humana.

Nesta segunda-feira (07), o presidente eleito, Lula, abriu uma enquete na rede social Twitter para saber se os brasileiros queriam o retorno do polêmico horário de verão. Até o momento, milhares de brasileiros se posicionam a favor do retorno da medida.

Argumentos contra o horário de verão

Existem estudos, como um realizado na Suécia em 1987, que afirmam que nossos relógios biológicos circadianos nunca se ajustam ao horário de verão. Atrasar e adiantar os relógios interrompe os ciclos normais de sono, causando uma espécie de jet lag perpétuo que leva à diminuição da produtividade e qualidade de vida e aumento da fadiga e suscetibilidade a doenças.

Pesquisadores suecos examinaram as taxas de ataque cardíaco na Suécia desde 1987 e descobriram que o número de ataques cardíacos aumentou cerca de 5% durante a primeira semana do horário de verão. Eles publicaram seus resultados na edição de 30 de outubro de 2008 do The New England Journal of Medicine, dizendo que os padrões de sono interrompidos podem estar ligados aos episódios cardíacos.

Argumentos a favor do horário de verão

Os benefícios do horário de verão vão além da economia de energia, se você acredita em seus defensores. Os defensores da prática argumentam que permitir que os motoristas voltem para casa à luz do dia reduz os acidentes de trânsito durante a hora do rush da noite.

Eles também sugerem que o horário de verão previne o crime porque limita a exposição de uma pessoa a criminosos no fim do dia, já que eles geralmente conduzem seus negócios sob o manto da escuridão. Finalmente, as indústrias de esportes e recreação são fãs fanáticos do horário de verão.

Alguns dos maiores impulsionadores do horário de verão foram os comerciantes de varejo, que acreditam que mais luz do dia à noite incentivaria mais pessoas a sair para fazer compras ou jantar.




Voltar ao topo

Deixe um comentário