Limpar o banheiro regularmente ajuda a prevenir a proliferação de doenças e infecções, além de manter o ambiente de casa livre de odores desagradáveis. Ao higienizar o local, é importante desinfetar todas as superfícies com frequência, esfregar os pisos e sanitários, fazendo uso de produtos apropriados que devem ser manipulados e descartados de forma responsável.
Veja também: Skincare? Limpar panelas? Veja porque nunca jogar a borra de café no lixo
Erros que as pessoas mais cometem ao limpar o banheiro
Usar água fria ou morna
Em primeiro lugar, a água fria costuma ser ineficaz para remover sujeira, bactérias e outras impurezas. Como a água fria é mais densa, ela pode não conseguir penetrar em rachaduras e desníveis que podem conter o acúmulo de sujeira. Além disso, também não vai conseguir matar bactérias e germes que se escondem nos cantos do banheiro, e pode até contribuir para o crescimento do mofo.
Reutilizar a mesma esponja para todas as áreas
Enquanto a esponja está limpa, ela absorve tudo o que encontra pela frente, incluindo bactérias, vírus, fungos e sujeiras. Se a mesma bucha for usada em áreas diferentes do banheiro, as partículas do local anterior serão espalhadas para áreas supostamente limpas. Por exemplo, é comum limpar a privada e depois passar a esponja na pia. Essa atitude é extremamente prejudicial e aumenta a infestação de germes.
Esquecer de limpar alguns cantos
Lembre-se que todos que frequentam um banheiro precisam se sentir seguros e confortáveis. Infelizmente, muitas vezes as pessoas negligenciam a limpeza e a desinfecção dos cantos e locais comuns do ambiente, como descargas, maçanetas e telas. Sem uma limpeza adequada, os micróbios se multiplicam, aumentando o risco de famílias, amigos e colaboradores pegarem alguma infecção ou doença.
Misturar produtos químicos
Mesmo quando as reações químicas não acontecem, os riscos ainda são significativos. Alguns produtos de limpeza possuem em sua composição substâncias tóxicas que não devem ser misturadas. Por exemplo, o ácido sulfúrico, encontrado em várias substâncias, não deve ser misturado com água, pois, na mistura, forma-se o gás enxofre, conhecido pela toxicidade e potencial inflamável.