O contexto futebolístico acompanha sempre a movimentação do mundo, entre outros processos que extrapolam o futebol e que são refletidos dentro do campo. Do mesmo jeito que existem seleções marcantes que já não disputam o mundial, no futuro, o processo pode repetir-se.
Veja também: Dicas imperdíveis para assistir os jogos da Copa do Mundo online e de graça
A Copa do Mundo é recheada de histórias inusitadas. Grandes times que chegaram até as etapas finais, hoje sequer existem. Você sabe quais são os países que disputaram a copa do mundo e que estão extintos.
Iugoslávia
Esse é um dos mais conhecidos da história das Copas. A região dos Balcãs teve diversos conflitos entre os países pertencentes à Iugoslávia, o que desencadeou em separações. Sem dúvidas, de todos os times da lista, em uma hipótese que não houvesse separação, o time da Iugoslávia seria disparadamente o mais forte. Ela juntava as seleções da Croácia, Sérvia, Eslovênia, Macedônia do Norte, Bósnia-Herzegovina, Montenegro, Kosovo e Voivodina.
A última participação do extinto país foi em 1990. Eles já chegaram quatro vezes até o quinto lugar. Em um confronto entre países extintos, a Iugoslávia goleou o Zaire por 10×0 na Copa de 1974.
União soviética
De longe, o estado mais influente da lista. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a atual Rússia, desde a separação, enfraqueceu a seleção e não conseguiu repetir os feitos que a União Soviética havia tido. A melhor campanha da União Soviética foi em 1966, quando ficou em quarto lugar. Foram sete participações no total.
Alemanha Oriental
A única Copa jogada pela Alemanha Oriental foi em 1974, e tivemos um dos encontros mais inusitados da história das copas: Alemanha Oriental 1-0 Alemanha Ocidental.
Curiosamente, a copa estava sendo disputada na Alemanha Ocidental. A duração do país foi de 1949-1990. A Alemanha, por sua vez, continua a ser uma das grandes seleções do futebol mundial.
Zaire
O país africano disputou somente uma Copa do Mundo. Zaire foi o nome escolhido para a República Democrática do Congo entre 1971 e 1997. Sua única participação foi em 1974, copa em que a Alemanha Ocidental foi campeã.
Tchecoslováquia
Seguindo o exemplo da Iugoslávia, a seleção da Tchecoslováquia está marcada na história das Copas. O país, extinto em 1992, chegou a ser vice-campeão do mundo duas vezes. Em 1934, perderam para a Itália e em 1962 para o Brasil.