Abono DUPLO: veja quem tem direito ao PIS/Pasep em dobro neste mês

Segundo informações dos dois maiores bancos públicos do país, cerca de 320 mil pessoas ainda têm direito.



Se você ainda não aproveitou a oportunidade para sacar até dois salários mínimos neste ano, está perdendo tempo. Segundo informações dos dois maiores bancos públicos do país, cerca de 320 mil pessoas ainda têm direito ao abono salarial de 2019, enquanto 470 mil podem sacar o abono de 2020.

Leia mais: Sonho da casa própria pode ficar mais fácil em 2023 com o FGTS Futuro

O abono salarial PIS/Pasep é um benefício destinado a trabalhadores de empresas privadas e servidores públicos que cumprem alguns requisitos. O valor chega a um salário mínimo vigente, que no caso do calendário atual é igual a R$ 1.212.

A quantia que cada cidadão vai sacar depende do número de meses trabalhados no ano considerado para a apuração. Quem trabalhou o ano inteiro durante pelo menos 15 dias por mês recebe o valor cheio.

A Caixa Econômica Federal é o banco responsável pelo Programa de Integração Social (PIS), enquanto o Banco do Brasil cuida do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Veja a seguir quais são os requisitos e como sacar.

Regras para receber

Conforme mencionado, existem algumas regras para receber o benefício. Confira quais são:

  • Ter inscrição no PIS/Pasep por, no mínimo, cinco anos;
  • Ter recebido até dois salários mínimos mensais, em média, no ano-base;
  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, durante o ano-base;
  • Estar com os dados corretamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no e-Social.

Saque do abono salarial

O prazo para saque do PIS/Pasep termina no dia 29 de dezembro. Saiba como sacar cada um dos abonos disponíveis:

  • Ano-base 2019

O interessado deve solicitar a reemissão do crédito para suas contas. Para isso, precisa enviar um e-mail para o endereço trabalho.uf@economia.gov.br, substituindo o termo “uf” pela sigla do estado onde mora. Outra opção é comparecer a uma unidade regional do Ministério do Trabalho e Previdência.

A consulta de todas as informações sobre o abono salarial está disponível no aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS) e pelo telefone da central Alô Trabalhador, no número 158.

  • Ano-base 2020

Os recursos do PIS/Pasep referentes a 2020 foram depositados automaticamente na conta dos trabalhadores com direito ao pagamento. Caso precise de mais informações, como data e forma de crédito, o cidadão deve acessar um dos seguintes canais:

Funcionário de empresa privada: app Caixa Trabalhador, app Caixa Tem, Portal do Cidadão e atendimento Caixa ao Cidadão, no telefone 0800-726-0207.

Servidor público: página Consulte Seu Pasep ou telefones da Central de Atendimento do Banco do Brasil – 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (interior).




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário