scorecardresearch ghost pixel



Sonho da casa própria pode ficar mais fácil em 2023 com o FGTS Futuro

FGTS Futuro pode facilitar a compra do imóvel próprio em 2023. Entenda quais são as regras e quem pode aproveitar a modalidade.



O sonho da casa própria pode se tornar realidade para muitos brasileiros em 2023 com mais um incentivo. Falamos do uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em uma nova modalidade. O FGTS Futuro funciona como uma espécie de consignado, mas atenção: a possibilidade envolve alguns riscos que devem ser considerados.

Leia mais: Vem grana aí, trabalhadores! Lucro do FGTS sai até agosto de 2023

A possibilidade foi aprovada pelo Conselho Curador do fundo de garantia. Ficará a critério do trabalhador decidir por usar ou não os depósitos que ainda serão feitos. Em caso afirmativo, os valores que ainda serão pagos podem entrar no cálculo da renda das pessoas interessadas em comprar um imóvel próprio.

FGTS Futuro em 2023

O trabalhador que optar por usar o FGTS Futuro durante 2023 vai ter o dinheiro em questão retido para o pagamento das parcelas do financiamento. Esse é o grande risco da modalidade.

Por ser um tipo de consignado, os valores ficam comprometidos. Caso o trabalhador perca o emprego, ele seguirá com a dívida, logo as parcelas podem apertar o orçamento por causa do adicional do FGTS Futuro.

Com base na decisão do Conselho Curador, a modalidade pode ser aproveitada pelas famílias com renda mais baixa, sendo o ganho mensal de até R$ 2,4 mil. O uso vai permitir que essas famílias consigam uma casa mesmo com valor acima do que conseguem pagar no momento ao contarem com a quantia que ainda será depositada mês a mês.

A possibilidade altera a forma de uso do fundo. Atualmente o trabalhador pode apenas acumular o saldo do FGTS e usar o dinheiro para amortizar ou quitar o financiamento. O FGTS Futuro é diferente e conta com os valores que ainda serão depositados na conta do trabalhador.

Considerando os riscos, o Ministério do Desenvolvimento Regional garantiu que os bancos vão assumir parte deles, mantendo a regra de suspensão dos pagamentos por até seis meses para quem ficar desempregado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário