Afinal, colocar limão no refrigerante faz mal à saúde? Há controvérsias!

Presente em diversas receitas, o limão é uma das frutas cítricas mais desejadas e saborosas. Mas será que existe algum risco em sua utilização no refrigerante?



Quando vamos até um restaurante e pedimos um refrigerante, uma das perguntas feitas é se queremos limão. No entanto, aparentemente aceitar esse adicional pode trazer um potencial prejuízo para a saúde. 

Veja também: Esta delícia de limão é a sobremesa barata de Natal que você precisava

Na mistura do limão, rico em vitamina C, com o refrigerante, uma formação de benzeno é produzida. Em outras palavras, é possível que haja um risco cancerígeno ao ingerir essa combinação.

O que é dito sobre os malefícios do limão no refrigerante?

Vale dizer que são supostos riscos. O assunto ainda está sendo estudado a fundo, mas mesmo assim, o consumo não é recomendável. 

Fato é que os refrigerantes por si só não são recomendados para quem deseja uma vida mais saudável. A bebida é  prejudicial, ainda mais em constante consumo. Outra preocupação agravante relacionada ao limão é a sua higienização. 

Higienização do limão e riscos bacterianos 

Sobre o limão adicionado nos estabelecimentos, a higiene tornou-se foco de um estudo envolvendo restaurantes dos Estados Unidos. Até 70% das frutas utilizadas em bebidas estavam contaminadas por algum tipo de bactéria. Foi pensando na possibilidade de que a explicação esteja na não higienização das mãos ao adicionar a fruta.

Apesar de não ser um tema tão aprofundado, mesmo assim, é recomendado um cuidado extra com o limão e sua higienização, do mesmo jeito que com outras frutas. Então, quando estiver em casa e desejar um limão, certifique-se de higienizar bem, lavando a fruta e tirando sua casca.  

Riscos do refrigerante à saúde 

Por fim, pelo olhar da saúde, o mais recomendado é evitar o consumo frequente de bebidas do tipo. E quando for beber, optar pelos refrigerantes zero, aqueles que não tem nenhuma adição de açúcar.

O refrigerante aumenta os níveis de açúcar no nosso sangue e acaba por diminuir a ação da insulina, o que gera um risco alto de desenvolvimento de diabetes. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário