O saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ainda pode ser feito por milhões de trabalhadores de todo o Brasil. Autorizada no primeiro semestre do ano pelo governo federal, a rodada de resgates de até R$ 1.000 termina no dia 15 de dezembro.
Leia mais: Abono NATALINO pode cair na sua conta HOJE; veja como solicitar
Para quem precisa de um reforço extra no orçamento neste fim de ano, essa pode ser uma boa opção. Contudo, é necessário respeitar o prazo limite, já que o dinheiro será devolvido para as contas de origem após o término da operação.
Como realizar o saque do FGTS?
A Caixa Econômica Federal depositou até R$ 1.000 para cada trabalhador participante em uma conta poupança criada no aplicativo Caixa Tem. Quem tinha menos recursos recebeu a quantia disponível, mas quem tinha mais precisou respeitar o valor máximo.
Para ter acesso ao dinheiro, basta baixar a ferramenta e criar uma nova conta. Caso seja necessário solicitar a reemissão do crédito, é só acessar o aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS) e clicar na opção “Saque Extraordinário”.
A participação na rodada de saques é totalmente facultativa e quem não quiser sacar agora não terá nenhum prejuízo no futuro. Também vale destacar que pessoas com o saldo bloqueado no Fundo de Garantia não podem realizar o resgate, seja qual for o motivo do bloqueio.
Como usar o dinheiro?
O app Caixa Tem oferece uma série de serviços para movimentação dos recursos do saque extraordinário. O correntista pode pagar contas e boletos, fazer transferências via Pix, realizar compras com o cartão virtual e até solicitar um código para saques em espécie.
Todas as informações sobre a modalidade estão disponíveis no aplicativo Caixa Tem, app FGTS, site fgts.caixa.gov.br e agências bancárias da Caixa Econômica Federal.