Aposentados em festa: INSS divulga calendário de benefícios 2023

INSS divulgou o calendário de pagamentos dos benefícios sociais de 2023. A distribuição será feita de acordo com o valor e número do benefício.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o seu calendário anual referente ao pagamento de benefícios em 2023. Com isso, serão cerca de 37 milhões de pessoas que receberão os repasses das aposentadorias e recursos distribuídos pelo instituto, como é o caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o auxílio-doença.

Leia mais: Atendimento ao público e pagamentos estão garantidos, diz INSS após bloqueio

Em resumo, o INSS realiza o pagamento dos benefícios de acordo com o valor repassado. Sendo assim, primeiro será pago as parcelas no valor de um salário mínimo, previstos para a última semana do mês. Em seguida, o instituto passa a repassar o dinheiro daqueles que recebem acima de um salário. Isto é, na primeira semana do mês seguinte.

Essas transferências também seguem o número final do benefício. Eles tem dez dígitos e aparece no seguinte formato: 999.999.99 9 -9. Desse modo, é preciso considerar o penúltimo algarismo do número completo. O que vem antes do dígito (situado após o traço). O próximo pagamento é referente ainda ao mês de dezembro de 2022.

INSS: valores a serem repassados e datas

De acordo com a legislação, os valores dos auxílios serão reajustados no início de 2023. A medida ocorre devido à obrigação do órgão de reajustar o valor de acordo com a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que será divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 10 de janeiro.

O beneficiário poderá realizar o saque com o cartão do instituto responsável pela Previdência, com o prazo limite até o final do mês seguinte ao de liberação do recurso na conta. Os valores disponibilizados podem ser verificados pelo aplicativo, pelo site Meu INSS ou no telefone 135.

Veja o calendário de pagamento de 2023:

Retirado do site oficial do INSS.

Vale lembrar que o INSS não realizará o pagamento nos dias 20 e 21 de fevereiro devido ao Carnaval. Já em abril, os depósitos também serão alterados devido ao feriado da Sexta-Feira Santa, que ocorre no dia 7 de março.

Em 1 de maio, o pagamento também será interrompido pelo Dia do Trabalho, assim como no 7 de setembro, em que é celebrado o Dia da Independência do Brasil. Por fim, os pagamentos também não serão liberados em 2 de novembro, 25 de dezembro ou 1 de janeiro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário