O câncer é uma doença que todos querem evitar, porém não existe uma ciência exata de como se prevenir. Entretanto, sabe-se que alguns alimentos contêm nutrientes que aumentam as defesas do nosso corpo.
Veja também: Frutas na ceia? Sim! E essa será a melhor coisa que você irá fazer
Entre os tipos de câncer mais comuns, está o câncer de próstata. Ele é o mais prevalente entre a população masculina, sendo 29% dos diagnósticos da doença no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 65.840 novos casos de câncer de próstata ocorreram a cada ano, entre 2020 e 2022.
Romã: fruta atua na prevenção do câncer
O que pouca gente sabe é que a romã pode ajudar na prevenção de diversos problemas de saúde, incluindo o câncer. Isso ocorre por ser um fruto rico em polifenóis e taninos que ajudam a prevenir doenças. Além do câncer, ela ajuda na prevenção de Alzheimer e infarto do miocárdio.
Estudos realizados nos Estados Unidos, Japão e Cuba revelaram que a romã protege contra os cânceres de pele, mama e cólon. Um copo diário de seu suco retarda a evolução de tumores recorrentes em pessoas operadas de câncer de próstata com níveis crescentes de antígeno PSA. A fruta também tem um efeito preventivo no câncer de próstata em pessoas saudáveis.
Já no Irã, a Tabriz University of Medical Sciences também comprovou que o consumo do suco de romã ajuda a inibir o crescimento das células cancerígenas que causam o câncer de próstata. Isso, consequentemente, diminui o risco de morte por essa doença.
Fruta aumenta a testosterona
Parte dos benefícios da romã se dá pelo efeito de aumentar os níveis de testosterona de quem a consome. Um estudo publicado no Huffpost Voices revelou que o suco de romã tem efeitos afrodisíacos semelhantes ao Viagra.
A pesquisa indica que após duas semanas ingerindo o suco de romã, homens e mulheres aumentaram seu apetite sexual, seus pelos faciais cresceram e suas vozes mudaram. Ou seja, vale consumir com moderação para usufruir de seus benefícios.