scorecardresearch ghost pixel



Auxílio Gás continua em 2023? O que esperar do futuro do programa?

Benefício para compra do gás de cozinha foi criado em dezembro de 2021 após o expressivo aumento nos preços do produto.



O Ministério da Cidadania realiza em dezembro o último pagamento do ano do Auxílio Gás, benefício criado em dezembro de 2021 pelo governo de Jair Bolsonaro. O programa atende famílias de baixa renda que precisam de ajuda financeira para comprar o gás de cozinha.

Leia mais: Preço da gasolina cai 0,13% após redução da Petrobras

A preocupação de muitos brasileiros agora é com o futuro do chamado vale-gás nacional. Será que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva tem intenção de manter os pagamentos, ou vai encerrar os repasses em 2023? Descubra.

Continuidade do vale-gás

Resumindo a questão, tudo indica que o governo eleito manterá os depósitos do benefício a partir de fevereiro, já que o programa tem frequência bimestral. Nenhuma declaração da equipe do petista indica que o plano da nova administração é encerrar a iniciativa.

Em um diagnóstico da situação do atual Ministério da Cidadania feito recentemente pela equipe de transição, a senadora Simone Tebet e as ex-ministras Tereza Campello e Márcia Lopes levantaram o valor necessário para manutenção do vale-gás no próximo ano. Segundo elas, o custo atualmente está na casa dos R$ 2 bilhões mensais.

Isso mostra que a continuidade do Auxílio Gás está nos planos de Lula, e não há com o que se preocupar. Entretanto, ainda não existe nenhuma confirmação oficial sobre o assunto.

Valor do vale-gás em 2023

Uma mudança que já está confirmada é a volta do valor original das parcelas. Em agosto, o governo atual aprovou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que aumentou o benefício de 50% do preço médio do botijão de gás de 13 quilos para 100% dessa referência, que é medida pela ANP (Agência Nacional de Petróleo).

O documento, contudo, só tem validade até dezembro deste ano. Em 2023, o Auxílio Gás volta a ter como base de cálculo metade do preço do botijão.

Último calendário

Confira o calendário de dezembro do Auxílio Gás, que considera o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário:

  • Final do NIS 1: 12 de dezembro de 2022;
  • Final do NIS 2: 13 de dezembro de 2022;
  • Final do NIS 3: 14 de dezembro de 2022;
  • Final do NIS 4: 15 de dezembro de 2022;
  • Final do NIS 5: 16 de dezembro de 2022.
  • Final do NIS 6: 19 de dezembro de 2022;
  • Final do NIS 7: 20 de dezembro de 2022;
  • Final do NIS 8: 21 de dezembro de 2022;
  • Final do NIS 9: 22 de dezembro de 2022;
  • Final do NIS 0: 23 de dezembro de 2022.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário