Bolsonaro terá 2 aposentadorias e verba vitalícia da presidência a partir de 2023

Quando sair da presidência, Bolsonaro também vai ter um outro salário do PL, de cerca de 39 mil reais.



O presidente Jair Bolsonaro (PL) terá direito a duas aposentadorias e uma verba vitalícia da presidência em 2023. A lei brasileira, que data de 1986, durante o governo de José Sarney, beneficia todos os ex-presidentes com quatro servidores ao seu dispor, nomeados de forma comissionada, serviços de segurança pessoal, dois carros de luxo, além de outras despesas.

Entre os benefícios citados, Bolsonaro também terá dois motoristas o tempo inteiro à sua disposição. Já os quatro servidores serão indicados pelo próprio Bolsonaro, sendo que o custo a União com o salário desses servidores é de 56 mil reais por mês. Além disso, todos eles também possuem direito a gastos de diárias em hotel, passagem de avião, combustível e seguros.

Bolsonaro tem direito a duas aposentadorias. São duas remunerações relacionadas ao período que foi parlamentar e militar. Por ser capitão do exército, já recebe quase 12 mil reais brutos por mês, porém, o atual presidente já tem direito a uma outra aposentadoria pela Câmara dos Deputados. 

São cerca de 30 mil reais por mês que ainda não havia sido pedido. O próprio Bolsonaro já admitiu numa entrevista em outubro que deve ia requisitar essa aposentadoria parlamentar. As duas remunerações somam um total de 42.000 reais brutos mensais por mês. 

Quando sair da presidência, Bolsonaro também vai ter um outro salário do PL, de cerca de 39 mil reais. O presidente já acertou com o líder do PL um cargo de honra que será remunerado. O Partido Liberal vai bancar o Presidente da República a partir de 2023, quando ele deixará o Palácio do Planalto. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário