scorecardresearch ghost pixel



Buscas por IPVA 2023 disparam no Google. Saiba quanto vai pagar

Buscador mais utilizado no Brasil, o Google identificou um aumento exponencial nas buscas por IPVA 2023 já em dezembro.



Segundo o Google, as buscas por IPVA 2023 mais que dobraram nos últimos 7 dias. O resultado surpreende já que o pico de interesse no termo costuma ser na primeira semana de janeiro, mês em que o imposto é pago, informa a empresa.

Leia também: Não atrase o IPVA 2023 ou você terá MUITA dor de cabeça para pagar

Os termos pesquisados com mais frequência na semana foram: “ipva 2023”, “ipva sp”, “ipva sp 2023”, “detran ipva”, “ipva rs” e “valor ipva”.

Enquanto isso, a maior pergunta pesquisada foi “como saber o valor do ipva 2023?”, seguida por “como consultar o ipva 2023”, o que mostra a preocupação dos usuários com o valor a ser pago já no comecinho do ano.

As pesquisas não estão trazendo o resultado esperado, no entanto. Isso porque o valor do imposto só será divulgado em janeiro, mas existe uma forma de calcular sozinho a estimativa de quanto pagar de IPVA no ano que vem. As informações sobre o cálculo são da Valor Investe.

Como calcular o valor do IPVA 2023?

A conta não é difícil. Para saber quanto você pagará de imposto, é preciso pegar o valor venal do veículo na tabela Fipe e multiplicar pelo valor da alíquota para a maioria dos veículos de passeio.

Em São Paulo, o valor do imposto é de 4% do veículo. Em Goiás, é de 3% e, no Pará, 2,5%. Você pode consultar o valor da alíquota diretamente no site do Detran do seu estado ou pesquisar pelo Google. Para carros zero, basta trocar o valor venal pelo valor da nota fiscal.

Outra mudança de uma unidade da Federação para outra é que cada Detran define, além da alíquota, as datas e prazos para pagamento e os descontos para pagamento à vista.

A única coisa que é padrão em todos os Estados é a tabela que serve de referência para determinar o valor de cada veículo, que é a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Consulte a tabela clicando aqui.

Veículos com mais de 20 anos costumam ser isentos, mas isso pode variar de estado para estado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário