O congestionamento do tráfego causado pelo aumento do número de pessoas e veículos nas estradas se transformou em uma necessidade emergente de uma solução viável. O compacto Squad Solar City Car da fabricante de veículos holandesa Squad Mobility está pronto para resolver esse problema. Ele deve ser o primeiro carro solar realmente acessível do mundo.
Veja também: Alerta! Este é o motivo para nunca recarregar o celular no carro; cuidado
Primeiro carro solar a chegar no Brasil com preço acessível
A fabricante desenvolveu o projeto em favor da praticidade e viabilidade a longo prazo para operar em áreas mais densas e urbanizadas. Assim, ela acabou reduzindo custos de produção e tornando o veículo mais acessível.
O carro solar tem portas removíveis e pode transportar de dois a cinco passageiros, dependendo do modelo. Por ter apenas dois metros de largura, também apresenta vantagens, uma das quais é a possibilidade de estacionar em espaços abertos. Por ser tão pequeno, o carro pode ficar na frente e não paralelo ao meio-fio, como no figurino padrão das cidades.
A empresa se refere a isso como um recurso cruzado e afirma que três unidades do modelo podem compartilhar uma única embarcação dessa maneira.
Conheça melhor o carro solar
Uma das grandes prioridades do projeto foi criar um dos veículos com maior eficiência energética do mercado. Segundo a empresa, seu veículo elétrico solar consome menos energia do que qualquer transporte público na Europa e tem quatro baterias a bordo, oferecendo um alcance de 100 quilômetros sem precisar carregar.
As baterias são intercambiáveis e continuam a ser alimentadas por um painel solar preso ao telhado do carro solar. Segundo a Squad Mobility, o painel sozinho abastece o carro e percorre aproximadamente 20 quilômetros por dia. Mesmo que não pareça muito, é importante lembrar que o carro solar é para quem mora na cidade e procura usá-lo para viagens curtas, como ir ao trabalho ou fazer compras.
Preço e disponibilidade do primeiro carro solar acessível
O Squad Solar City Car está disponível apenas em pré-venda na Europa e tem previsão de chegar às estradas em 2022. Custa 6.250 euros, ou R$ 34.394 no câmbio atual. Um preço muito econômico quando comparado com outros veículos tradicionais movidos à gasolina. A produção está programada para começar em 2023.
Robert Hoevers, diretor-presidente da empresa, quer levar o novo produto a outros mercados, inclusive ao Brasil. Os países estão procurando soluções móveis com emissões zero e pequenas lacunas espaciais. Buscaremos ambos: um menor consumo de energia por pessoa do que o transporte público e uma pegada menor do que uma bicicleta, de acordo com o executor.