scorecardresearch ghost pixel



Novas regras para a entrada de turistas na Europa valerão em 2023

A partir do ano que vem, a entrada de turistas na Europa terá novas regras em alguns países. Veja o que muda na prática e o motivo das novas regras.



A partir de novembro de 2023 devem vigorar as novas regras para a entrada de turistas na União Europeia (UE). É o Sistema de Informação e Autorização de Viagens Europeu (Etias, na sigla em inglês). As mudanças são discutidas desde 2013 e o novo sistema foi aprovado em 2018.

Leia mais: Vender a herança sem abrir o inventário: é possível fazer isso? Veja aqui!

Dessa forma, a partir do ano que vem, a autorização poderá ser solicitada de forma online. O documento deverá ser concedido de imediato e passará a ser exigido a todos os turistas que forem viajar para a União Europeia.

Entrada de turistas na União Europeia

O Etias será necessário para quem for permanecer pelo período de até 90 dias durante seis meses. O documento deverá ser renovado a cada 3 anos. Inicialmente o Sistema começaria a valer em 2021, mas foi adiado para novembro do ano que vem.

Dessa forma, a entrada de turistas na União Europeia vai exigir a apresentação do documento. A medida valerá para pelo menos 60 países. Durante a programação da viagem é importante conferir se o destino exige ou não o documento. Isso porque nem todos os países da União Europeia assinaram o acordo.

O Etias não é um visto. É apenas mais uma forma de reforçar a segurança em relação às informações repassadas pelos turistas nos países que não exigem o visto para a entrada. Mesmo quem tiver o Etias, caso o passaporte passe da data de validade, será preciso renovar a autorização.

A previsão é que a autorização seja feita automaticamente. Porém, caso seja verificado algum problema, os dados do turista passará por mais uma checagem que pode demorar até quatro semanas.

O Etias deve custar o equivalente a R$ 40 na cotação atual. A checagem dos dados vai incluir a apresentação de documentos pessoais, além de questionamentos sobre a existência de antecedentes criminais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário