scorecardresearch ghost pixel



Chuva forte: previsão do tempo de dezembro mostra cenário preocupante

O alerta de fortes chuvas em dezembro aponta para o risco de deslizamentos e estragos em várias cidades do país. Calor também marca presença.



O mês de dezembro deve ser marcado por fortes chuvas em várias partes do Brasil. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do boletim meteorológico. Tem alerta de temporais em 15 estados e também no Distrito Federal.

Leia mais: Previsão: chuvas deixam 6 estados em alerta sob risco de enchente

Além das chuvas intensas, dezembro deve ser marcado por grandes ondas de calor. Os termômetros devem registrar temperaturas máximas ainda mais elevadas em boa parte do país.

Fortes chuvas em dezembro

O alerta do Inmet considera todas as regiões do país. Na semana do dia 12 de dezembro, por exemplo, são esperadas chuvas fortes no Acre, Amazonas e Rondônia. A mesma previsão vale para o sul de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e leste de Santa Catarina.

A chuva forte tem provocado estragos na Bahia, com mais riscos de temporais. A intensidade fez uma barragem transbordar em Wenceslau Guimarães. A força da água causou estragos em diferentes bairros.

No estado, uma pessoa morreu em consequência das fortes chuvas. Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil, mais de 14 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas na Bahia.

Situação preocupante também no Espírito Santo. Muitos municípios estão em situação de alerta, com risco de deslizamento. Os moradores devem ter atenção aos avisos da Defesa Civil para se protegerem. Em Minas Gerais, 44 cidades estão em situação de emergência.

De acordo com os alertas feitos pelo Inmet, todo o Brasil deve registrar chuvas fortes em dezembro. Por essa razão, os moradores de várias cidades devem evitar as áreas de risco e acompanharem as atualizações dos órgãos de segurança.

Há ainda a preocupação com o forte calor em dezembro. Mesmo com a chuva prevista em vários estados, os termômetros devem marcar altas temperaturas. É importante evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes e reforçar a hidratação.




Voltar ao topo

Deixe um comentário