Com ou sem espuma? Talvez você bebeu cerveja ERRADO a vida toda!

Entenda como funciona essa questão e saiba porque servir a cerveja em copos congelados pode alterar as características da bebida.



Já houve uma época em que ninguém perguntava se você prefere cerveja com espuma ou sem. Hoje há até quem prefira uma quantidade exagerada de espuma na bebida. Por isso, vale se perguntar: tudo bem beber cerveja com ou sem perfume? Diremos por que e como uma boa cerveja é servida corretamente se você quiser saber mais.

Veja também: É Copa do Mundo: veja como gelar sua cerveja em poucos minutos com este método

Antes de perguntar: “É bom tomar cerveja COM ou SEM?” Vamos explicar algumas das curiosidades da cerveja para você. Você sabia que uma espuma é formada na cerveja graças às bolhas de dióxido de carbono? Por causa da pressão atmosférica e da pressão da bebida contra o seu recipiente, a espuma aparece ao servir a cerveja em um copo, e por isso, se não a retirarmos, não haverá espaço para a espuma se transformar em um grande volume.

O correto é beber cerveja com espuma ou sem?

Como essa é uma das características de cada variedade de cerveja e diz muito sobre a bebida que estamos servindo, precisamos entender algumas coisas. É importante deixar espaço para a bebida na hora de servi-la. Nem todas as cervejas produzirão o mesmo volume de espuma. Normalmente, um ou dois dedos são deixados no copo para manter nossa cerveja em boas condições.

Faz mal servir cerveja sem espuma?

Além disso, servir nossa cerveja sem espuma terá um efeito significativo em nosso corpo e poderá causar algumas consequências. Isso porque, se o CO2 não escapar da bebida, ele será consumido pelo nosso corpo e causará processos inflamatórios, por isso é sempre melhor manter um pouco de espuma na bebida.

Por uma variedade de razões, servir a cerveja em um copo ou taça previamente refrigerados é um erro. O recipiente pode ter cristais de gelo nas laterais que causam problemas de formação de espuma quando você despeja o líquido. Como resultado, cria-se um conjunto de características que vão de encontro com o que o fabricante havia projetado.

Um erro perigoso

Mesmo que você use um congelador apenas alimentos e gelos, é normal que eles estejam contaminados com odores e restos de outros ingredientes. Isso altera a receita original e determina que algumas das características originais da cerveja sejam alteradas.

Os especialistas concordam: eles acham que a espuma fica mais densa e pegajosa do que deveria em um copo congelado. O gelo também acaba dando sabor à cerveja. Uma temperatura de serviço de 4 a 12 graus Celsius é considerada ideal para quem procura toques de malte e lúpulo de uma cerveja artesanal. Um copo congelado é desnecessário em geladeiras com controle de temperatura.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário