Como limpar uma panela queimada (sem esfregar infinitamente)

Veja como limpar uma panela queimada sem perder a cabeça - ou a noite.



Ninguém fica ansioso para lavar a louça. Mas quando se trata de lidar com uma panela queimada – como comida que parece permanentemente fundida na panela – é muito tentador jogar a panela fora, em vez de lidar com o desastre.

Claro, essa não é exatamente uma opção ecologicamente correta ou econômica, então o que você faz? Deixa de molho durante a noite (ou indefinidamente) e reza para que a sujeira comece a derreter? Esfregar até seus braços doerem mais do que depois de uma hora de treino na academia? Não e não.

Veja como limpar uma panela queimada sem perder a cabeça – ou a noite. Nós o dividimos nos métodos mais eficazes que vimos, para que você possa escolher o processo que funciona melhor para você, com base no que você tem em casa.

Como limpar uma panela queimada de forma simples

Água quente

Se você acabou de cozinhar e percebeu que sua comida queimou, tome uma atitude: use uma colher de pau para soltar o máximo de comida que puder, despeje água na panela e coloque-a de volta no fogão. Adicione um pouco de detergente à água antes de ferver.

A água com sabão ajudará a amolecer os pedaços queimados e o calor ajudará a soltar tudo, por isso é mais fácil esfregar depois que a água esfriar. Este método é particularmente bom para panelas antiaderentes.

Bicarbonato de Sódio

Se você não tem comida queimada na panela, apenas uma mancha do molho de espaguete da noite anterior, retire ela com bicarbonato de sódio. Polvilhe todo o fundo da panela, despeje água fervente por cima, deixe esfriar e lave a panela como faria normalmente com detergente e água.

Se for uma mancha teimosa, você pode cobrir o fundo da panela com bicarbonato de sódio, borrifando água apenas o suficiente para umedecê-la e depois espere algumas horas antes de esfregar a mistura.

Bicarbonato de Sódio e Vinagre

Às vezes, água com sabão ou bicarbonato de sódio puro simplesmente não resolve. Se a sua panela estiver realmente pútrida, vasculhe a despensa em busca de vinagre branco.

Cubra o fundo da panela com bicarbonato de sódio e despeje uma camada de vinagre branco por cima. Observe a reação da combinação ácido-base, efervescente enquanto desodoriza e elimina a gordura. Quando o borbulhar começar a diminuir, lave a panela com água e sabão.

Limão cozido

Quando a vida lhe der uma panela queimada… use os limões que ela lhe deu na semana passada. Depois de testar cinco técnicas para limpar uma panela queimada, descobrimos que este é um dos métodos mais eficazes e quase não envolve nenhuma esfregação real de sua parte.

Você simplesmente corta alguns limões, joga-os na panela e os cobre com água. Leve tudo para ferver e mantenha as coisas borbulhando por até dez minutos, ou até ver pedaços de comida flutuando na superfície da água.

Depois disso, você pode despejar a água e os limões, enxaguar a panela e fazer uma limpeza rápida. Cozinheiros preguiçosos, alegrem-se! É realmente simples assim.

Limpando panelas queimadas por fora

As panelas que ficaram marrons devido a manchas de gordura são restaurados para uma prata brilhante. Você simplesmente usa pasta automotiva para polir (extrafina) e esfrega a panela com palha de açõ em movimentos circulares até que as manchas e as marcas de queimadura desapareçam.

Conclusão

No geral, o método do bicarbonato de sódio é bastante infalível e tende a funcionar com todos os tipos de utensílios de cozinha, desde fornos holandeses revestidos de esmalte até frigideiras.

Se você absolutamente odeia esfregar, experimente a técnica dos limões. E se você tende a queimar panelas com mais frequência do que gostaria de admitir, faça da pasta automotiva para polir sua melhor amiga.




Voltar ao topo

Deixe um comentário