Conheça o francês que desbancou Elon Musk como homem mais rico do mundo

Bernard Arnault, presidente-executivo do grupo de artigos de luxo LVMH, tem hoje fortuna de US$ 188 bilhões - US$ 10 bi a mais que Musk.



Elon Musk pode até ser o bilionário mais famoso e controverso do mundo, mas não é mais o homem mais rico do globo terrestre. Com a queda acentuada no valor das ações da Tesla, uma de suas principais empresas, ele foi passado pelo francês Bernard Arnault.

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Aos 73 anos, Arnault é presidente-executivo do grupo de artigos de luxo LVMH e, agora, é o homem mais rico do mundo, segundo a Forbes e a Bloomberg.

A empresa liderada por ele detém cerca de 70 marcas de roupas, cosméticos, vinhos e artigos de luxo, incluindo nomes famosos como Louis Vuitton, Marc Jacobs, Sephora e Chandon.

Segundo a Forbes, a riqueza de Arnault na última terça (13) estava avaliada em R$ 997 bilhões (ou US$ 188 bilhões). A de Musk, em R$ 994 bilhões (US$ 178 bilhões).

Musk não é o homem mais rico do mundo

Além da queda nas ações da Tesla, empresa de carros elétricos que Musk tem participação de certa de 14%, a compra do Twitter por US$ 44 bilhões também pesou. A aquisição foi concluída em outubro após meses de batalhas judiciais.

“Musk passou de um super-herói para ações da Tesla, para um vilão aos olhos do mercado financeiro, à medida que os excessos se acumularam a cada tuíte”, opina Dan Ives, da empresa de investimentos Wedbush Securities, para a Forbes.

“O circo do Twitter prejudicou as marcas de Musk, o que é um grande prejuízo para as ações da Tesla. Musk é a Tesla e a Tesla é Musk”, conclui.

O francês que desbancou Musk

Arnault nasceu em Roubaix, no norte da França, em 1949. Formou-se na prestigiada École Polytechnique, a escola de engenharia em Paris, e começou sua carreira na construtora familiar Ferret-Savinel. Na mesma empresa, acabou se tornando presidente em 1978, após sucessivas promoções.

Seis anos mais tarde, comprou o então grupo têxtil falido Boussac Saint-Frères, que tinha Christian Dior no portfólio. Ao comprar o controle do grupo, conseguiu fazê-lo retornar a ser lucrativo e foi ousado ao buscar desenvolver a empresa líder mundial em artigos de luxo. Conseguiu anos mais tarde, ao comprar o controle da LVMH em 1989.




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