A conta de luz possui um grande peso no orçamento das famílias brasileiras, tendo sofrido impactos após a criação do novo modelo de cobrança que utiliza as bandeiras tarifárias de acordo com as condições de geração de energia.
A nova bandeira de “escassez hídrica” entrou em vigor no país em 1º de setembro de 2021 a abril deste ano, devido a um período de intensa crise hídrica e de energia, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.
As bandeiras são uma forma de cobrança adicional nas contas de luz, exercidas quando a produção de energia fica mais caro. Dessa forma, a tarifa de escassez hídrica é mais cara que a bandeira vermelha, com valor adicional de R$ 14,20 a cada 100 kWh. A estimativa de aumento é de 6,78% na tarifa de luz.
Como economizar na conta de energia?
Mesmo com o governo federal tendo definido a bandeira verde na conta de luz desde abril deste ano, grande parte da população ainda encontra dificuldades na hora de manter o pagamento das contas em dia. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para que os consumidores consigam economizar nos valores da conta de luz. Confira!
Hábitos Conscientes
Os hábitos de consumo de uma família são um dos principais fatores que alteram diretamente o valor final da conta de energia. Dessa forma, a Aneel aconselha que o consumidor anote diariamente a marcação do medidor de energia, com o intuito de acompanhar seu consumo. Com isso, será possível analisar quais pontos podem ser melhorados.
Além disso, as concessionários Light e Enel disponibilizam algumas ferramentas digitais que ajudam o cidadão a entender os seus gastos residenciais e, assim, melhorar seu consumo. O aplicativo da Enel também estima o consumo total de acordo com os cômodos da casa, possibilitando identificar o perfil de uso de casa consumidor.
Aparelhos eletrodomésticos
Ao abrir os aparelhos de refrigeração com frequência, como geladeiras e freezers, o usuário exige que o aparelho utilize mais energia para resfriar seu interior novamente, na tentativa de manter sua temperatura ajustada. Assim, a dica é pegar todos os itens de uma vez para evitar o gasto desnecessário de energia.
Já em relação aos aparelhos que demandam de energia para aquecer, como o ferro de passar e o chuveiro elétrico, é necessário ter ainda mais atenção em relação ao consumo. No caso do ferro, o recomendado é acumular o máximo de roupas possíveis para passar de uma só vez. Isso devido o aparelho utilizar a energia para conseguir esquentar.
Por fim, é preciso ficar atento à duração dos banhos, com tempo recomendado de, no máximo, 10 minutos. Além disso, desligue o chuveiro ao ensaboar ou passar produtos no cabelo. Em dias de calor, o indicado é tomar banhos com o chuveiro na posição “verão”, com economia de até 30% no consumo.