Mais de 5,5 milhões de brasileiros esperam na fila para conseguir a liberação de benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A informação foi divulgada pela equipe de transição de governo. Em média, a espera por atendimento passa de 45 dias.
Leia mais: Benefícios INSS para MEI: ESTES são os segredos que ninguém te conta
Em algumas partes do Brasil a situação é ainda mais crítica e os cidadãos chegam a aguardar até 2 meses ou mais para conseguirem o atendimento. Desde setembro deste ano, o governo federal deixou de atualizar as informações sobre a fila de espera na plataforma.
Fila de espera do INSS
Para a equipe de transição de governo, a falta de atualização das informações foi uma maneira de evitar a crítica no período de eleições em 2022. Desde setembro, a plataforma Dataprev não foi mais atualizada.
A fila de espera do INSS atinge brasileiros que tentam diferentes benefícios pagos por meio do Instituto. Com a demora, muitas famílias deixam de receber o dinheiro essencial para garantir as despesas básicas e essenciais.
Diante da realidade, a equipe do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que a meta é acabar com a espera. Uma das propostas de governo de Lula é recriar o Ministério da Previdência Social para dar a devida atenção ao problema e reduzir ao máximo o tempo de resposta dos pedidos.
Fabiano Silva dos Santos, integrante da equipe de transição de governo, disse que uma das metas é rever a Dataprev, já que a plataforma é responsável pelo processamento e pagamento dos benefícios do INSS.
No governo de Jair Bolsonaro, a Dataprev passou a ser subordinada ao Ministério da Economia. O sistema por meio de robôs fez com que vários pedidos de benefícios fossem negados. Esse também é outro ponto que faz aumentar as filas, já que as pessoas buscam uma revisão do pedido. A previsão é o anúncio de mudanças logo no início de 2023.