O governo federal anunciou o fim do login por código de acesso no eSocial web. Agora, o serviço vai funcionar somente por meio do portal gov.br para quem tem contas de níveis prata ou ouro. Durante o processo de transição, para que os usuários consigam se adaptar, a retirada do código de acesso tem sido feita em etapas.
Leia mais: 3 novas regras do PIX aprovadas pelo Banco Central entraram em vigor em janeiro
Desde o dia 12 de dezembro, o login gov.br de nível bronze não é mais aceito para os módulos web do eSocial. Dessa forma, o login fica exclusivo por meio da plataforma gov.br para quem tem os níveis prata ou ouro ou ainda por código de acesso e senha.
eSocial será apenas via portal gov.br
Além disso, no dia 19 de dezembro, será exigido o login no portal gov.br com os níveis ouro e prata para que os empregadores consigo informar admissões e desligamentos.
Ainda segundo o calendário divulgado pelo governo federal, no dia 13 de fevereiro do ano que vem, o login ouro e prata será exigido para que sejam informados todos os eventos trabalhistas. A previsão é que em abril de 2023 o código de acesso seja definitivamente descontinuado.
A partir do dia 19 de dezembro, segundo o governo federal, o acesso por gov.br será nos níveis ouro ou prata e será exigido também no aplicativo eSocial Empregador Doméstico para todas as funcionalidades. Por isso, os usuários devem acompanhar as fases de substituição para garantir o acesso.
Para aumentar o nível da conta bronze para ouro ou prata é só acessar o aplicativo gov.br e seguir as demais orientações para ganhar os Selos de Confiabilidade.
É preciso passar pelas etapas de reconhecimento facial, validação dos dados de internet banking ou banco credenciado, assim como outras etapas que serão indicadas pelo aplicativo para garantir o acesso aos sistemas digitais.
Quem não tem uma conta no portal gov.br deve fazer o cadastro na página. Basta indicar o número do CPF e seguir as etapas de cadastramento para garantir o acesso ao eSocial Doméstico. São várias validações exigidas pelo sistema como meio de segurança.
Para criar login e senha no gov.br é só baixar o aplicativo no celular ou acessar o endereço eletrônico gov.br. Tenha em mãos o CPF, nome completo, data e local de nascimento e o nome completo da mãe.
Depois da confirmação dos dados no sistema será gerado um código de segurança para o e-mail cadastrado e o número do celular indicado pelo usuário. Então é só digitar esse código e criar uma senha de acesso para o portal gov.br.