scorecardresearch ghost pixel



Fica perfeita e saborosa! Receita de farofa agridoce para o Natal

Para acompanhar o almoço ou jantar em família no final do ano é preciso renovar os pratos tradicionais, elaborando os clássicos com mais criatividade.



Do pernil ao frango assado, as proteínas são preparadas sempre considerando festividades natalinas. Dessa maneira, várias pessoas se reúnem ao redor da mesa para aproveitar o que cada um fez de melhor. Esse tipo de comida afetiva parece ainda mais saborosa, dado que tem laços familiares e de amigos envolvidos. E apesar de polêmica, a uva passa variavelmente marca presença. 

Veja também: Aprenda a fazer um saboroso pão doce de Natal que é fácil e macio

O melhor acompanhamento para as carnes

No dia 25 de dezembro, várias famílias acabam criando um momento de reunião amistoso, buscando resgatar a união. Dessa forma, não há porque deixar passar em branco, já que o ano está acabando e as relações precisam ser renovadas. As carnes são um destaque e os seus complementos, como a farofa, garantem um cardápio de sucesso, agradando a diversos paladares. 

Veja como fazer uma farofa agridoce bem equilibrada

Você vai precisar de: 

  • 1 Cebola cortada em cubos pequenos.
  • 4 Fatias de abacaxi cortadas em cubos.
  • 2 Colheres de sopa de açúcar.
  • 4 Colheres de sopa de uvas passas.
  • 2 Colheres de sopa de manteiga ou azeite.
  • 1 Xícara de chá farinha de mandioca.
  • Sal e pimenta do reino a gosto.
  • Cheiro verde picado a gosto.
  • Azeitonas fatiadas a gosto.

Modo de preparo:

1º Passo: em uma panela com água, adicione o abacaxi com o açúcar e cozinhe a fruta por aproximadamente 4 minutos, até perceber que começou a levantar fervura, e então escorra o caldo que sobrou.
2º Passo: pegue outra panela e comece a refogar a cebola na manteiga, até que fique transparente. Depois coloque o abacaxi e as uvas passas, mexendo para incorporar os ingredientes.
3º Passo: adicione farinha de mandioca aos poucos, misturando tudo, observando se a farofa está no ponto que você deseja. Há quem prefira mais úmida, então é possível adicionar menos farinha.
4º Passo: tempere com sal, pimenta do reino e outras especiarias da sua preferência.
5º Passo: finalize com azeitos, cheiro verde e sirva com outros pratos, principalmente pernil, peru e frango assado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário