Fique atento: Netflix esconde plano básico sem anúncios de R$ 25,90

Novos assinantes se deparam com tela da Netflix apenas com a opção mais barata com propaganda, além de opções Padrão e Premium



Em novembro, a Netflix lançou um novo plano básico, com anúncios. E, como forma de alavancar a nova opção, na tela para assinar o serviço, o plano básico, sem anúncios, fica escondido. Desta forma, o novo usuário é induzido a pegar o plano com propaganda ou um dos pacotes mais caros.

Leia mais: Sem carros elétricos e Netflix: por que a Suíça precisa racionar energia?

A empresa acredita que ele vai ajudar a conter a perda de assinantes. Portanto, a tela inicial traz três opções: Básico com anúncios (R$ 18,90), Padrão (R$ 39,90) e Premium (R$ 55,90). Contudo, isso não quer dizer que o plano Básico sem propaganda (R$ 25,90) está indisponível. 

Para acessá-la é preciso clicar em “Quer mais opções: Veja todos os planos”, que fica logo abaixo da tela comparativa. Só assim tal plano aparece disponível. Em outras palavras, essa prática pode ser considerada uma dark pattern, nome dado à prática de induzir o usuário a opções menos interessantes ou vantajosas.

Neste caso, a intenção parece ser induzir a compra de um pacote mais caro para fugir das propagandas. 

Básico com anúncios

Esse novo plano chegou à Netflix em novembro. Segundo a operadora de streaming, as propagandas aparecem antes e durante a exibição dos filmes e séries. Os blocos comerciais duram entre quatro e cinco minutos e são divididos em propagandas de 15 a 30 segundos que aparecem a cada uma hora de reprodução. 

Por fim, no pacote mais barato os vídeos estão com a qualidade de 720p e só é possível acessar de um único lugar por vez. Além disso, o catálogo não é completo neste plano. Ou seja, nem todos os filmes e séries estão disponíveis e, ao contrário dos outros planos, não há opção do recurso download. Portanto, não é possível salvar vídeos para ver quando não há conexão com a internet.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário