scorecardresearch ghost pixel



Google lança sistema para prever enchentes no Brasil

Ferramenta promete fornecer aos moradores de comunidades ribeirinhas informações antecipadas sobre as possíveis inundações Sistema é uma parceria com o Serviço Geológico do Brasil



O Google anunciou uma expansão do sistema de alerta de inundações para o Brasil. A ferramenta irá beneficiar mais de 60 localidades que receberão alertas de inundações ribeirinhas em tempo real. O sistema, que se baseia em inteligência artificial e aprendizado de máquina, é fruto de uma parceria com o Serviço Geológico do Brasil.

Leia mais: ALERTA de tempestades! Elas podem atingir todo o país a partir de HOJE

Assim, os alertas estarão disponíveis na Pesquisa Google, no Google Maps e no Floodhub, a nova plataforma de informações sobre as enchentes do navegador.

Outras soluções

Essa não é a primeira solução do Google de alerta contra desastres ambientais. No caso do Brasil, o Sistema de Alerta de Inundações vai contribuir junto aos Alertas SOS e aos Avisos Públicos. Tal iniciativa também está em fase de implantação na Colômbia e no Sri Lanka, além de 15 países africados, incluindo a Nigéria, República do Congo e África do Sul.

Como funciona

A ferramenta do Google usa o aprendizado de máquina para prever e alertar sobre inundações em escala global. Em outra palavras, a tecnologia combina dados como níveis de água dos rios, indicadores meteorológicos e imagens de satélite para chegar ao alerta.

Vale lembrar que o Google fornece essas previsões e alertas de forma gratuita. Para acessá-las, basta ter acesso à internet e habilitar o serviço de localização em seus celulares para receber as notificações.

Implantação

No Brasil o sistema será implementado em duas etapas. Portanto, na primeira fase, mais de 60 localidades brasileiras receberão alertas de inundações ribeirinhas em tempo real. Em seguida, a ferramenta começará a emitir alertas com as previsões de inundações.

Com a ferramenta, será possível ver nas notificações a área afetada, as últimas atualizações sobre a situação, além de recomendações de segurança.

A cobertura de alertas e previsões está em fase de expansão e atenderá para outras regiões do Brasil nos próximos meses.




Voltar ao topo

Deixe um comentário