Grana curta? Dicas para economizar nos presentes de Natal

Está com problemas com dinheiro? Siga essas dicas e você poderá economizar nos gastos com as festas de final de ano



Dezembro chegou e muita gente já começa a se preocupar com os gastos do Natal, principalmente após pagar todas as contas no começo do mês. No entanto, existem algumas dicas que podem facilitar a fica de quem estar com pouca grana e precisa economizar nos presentes de Natal este ano.

Leia também: Golpe do Nubank: cuidado, veja como se proteger do falso ‘PIX Natalino’

Se sobrou pouco dinheiro ou você vai poder contar só com a parcela do 13º ou um dinheirinho extra que vai entrar, uma dica valiosa é se planejar. Com um bom planejamento, colocando tudo na ponta do lápis (ou no bloco de notas do celular), você pode assegurar gastos reduzidos na hora de pesquisar e decidir quais serão os presentes da sua família.

Esses passos, claro, podem ser seguidos não somente quando se aproximam as festas, mas no dia a dia.

Algumas atitudes como estipular valores, definir prioridades e optar por tipos específicos de pagamentos são algumas das formas de gastar menos e evitar endividamentos desnecessários. Mas existem outras dicas para economizar. Continue a ler para conferir.

Como economizar nos presentes de Natal?

Se sobrar pouco dinheiro ou até mesmo nenhum é uma constante, é hora de ligar o alerta vermelho. Ter consciência de seu dinheiro e estabeleça um gasto máximo por período vai ser essencial. Dessa forma, as chances de muitas dívidas ficarem em aberto diminuem muito. Cortar despesas desnecessárias nessa época do ano também pode vir a calhar.

Outra coisa importante de considerar é a preferência por compras à vista. Além de oferecer um controle financeiro melhor para todo consumidor, esse método te ajuda a não se endividar além da conta para continuar pagando nos meses seguintes. As dívidas de Natal ficam ainda piores se você pensar em despesas do início do ano como IPTU e matrículas.

Dica também valiosa é planejar as compras com um prazo confortável de antecedência. Lembre-se: compras de última hora não permitem comparações de preço e de opções que podem te fazer gastar muito menos, mas dando presentes muito melhores (para o seu bolso e para quem recebe).

Descontos e promoções

Outra estratégia interessante e bastante popular é buscar por descontos e promoções online. Uma dica é usar aplicativos de cupons de desconto. Existem algumas opções confiáveis e bastante populares, como o Cuponeria, o Méliuz, o Zoom e até mesmo programas de cashback (dinheiro de volta) em plataformas como Ame, Picpay, Inter e Next (do Bradesco).




Voltar ao topo

Deixe um comentário