scorecardresearch ghost pixel



IPTU e IPVA: é melhor pagar à vista ou parcelar os impostos?

A cada começo de ano é preciso pagar os impostos, como IPVA e IPTU. Veja dicas para escolher a melhor forma de pagamento.



A cada início de ano aumenta a preocupação com o pagamento dos impostos, que são taxas anuais. O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) ou o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) são os dois grandes compromissos de donos de carros e imóveis. Saber a melhor forma de pagar esses impostos vai fazer diferença no orçamento das famílias.

Leia mais: Liberado o calendário do Auxílio Gás de R$ 52; Quem tem direito?

Se você está pensando qual a melhor forma de quitar os impostos, sendo à vista ou parcelado, separamos algumas dicas para te auxiliar nessa decisão. Mas, antes de tudo, saiba que conhecer detalhes de cada estado é o primeiro passo para aproveitar as melhores opções.

Forma de pagar os impostos

Os impostos IPVA e IPTU possuem programas de descontos e condições de parcelamento que variam de um estado para outro. Por isso, esse é o primeiro ponto. Se existir um bom desconto no pagamento à vista e caso você tenha o dinheiro disponível, talvez seja a melhor opção.

Por outro lado, se a intenção for parcelar, é preciso ficar atento aos juros. O IPVA é um imposto pago aos estados. Já o IPTU é pago aos municípios. Por isso, antes de definir a forma de pagamento, consulte na Secretaria da Fazenda da sua cidade o valor do IPTU a ser pago e as condições de quitar o imposto.

Depois de conferir valores e condições de pagamento, veja se os descontos compensam o pagamento em cota única. Afinal de contas, o trabalhador que conseguiu economizar o 13º salário pode usar parte desse dinheiro para pagar os impostos no começo do ano.

Por outro lado, se você está com o orçamento da casa apertado e tem pouco recurso de reserva, o parcelamento pode ser a melhor opção. Assim, você fica com o dinheiro para arcar com qualquer outra despesa que surgir, e paga os impostos ao longo dos meses de forma parcelada.




Voltar ao topo

Deixe um comentário