O Auxílio Gás volta nos próximos dias para sua última parcela do ano. Assim como no mês de outubro, o Ministério da Cidadania informou que o repasse será de R$ 112 para cada uma das milhões de famílias que fazem parte da folha de pagamento do programa.
Leia mais:PEC da Transição: aprovado texto-base para Auxílio Brasil de R$ 600 em 2023
A liberação do vale-gás nacional é bimestral, por isso ocorre somente nos meses pares do ano. O governo não informou se novos beneficiários serão contemplados neste mês, mas na rodada anterior mais de 5,98 milhões de famílias receberam os recursos.
Calendário do vale-gás
O calendário de pagamentos é o mesmo do Auxílio Brasil e começa no próximo dia 12. Os beneficiários recebem de acordo com o dígito final do seu Número de Identificação Social (NIS), confira as datas:
- NIS final 1 – 12 de dezembro
- NIS final 2 – 13 de dezembro
- NIS final 3 – 14 de dezembro
- NIS final 4 – 15 de dezembro
- NIS final 5 – 16 de dezembro
- NIS final 6 – 19 de dezembro
- NIS final 7 – 20 de dezembro
- NIS final 8 – 21 de dezembro
- NIS final 9 – 21 de dezembro
- NIS final 0 – 23 de dezembro
Mudanças no benefício
O programa atualmente paga 100% do preço médio do botijão de 13 quilos, com base na apuração feita pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP). Originalmente, o valor do Auxílio Gás é equivalente a 50% dessa referência.
O aumento foi proposto pelo governo Jair Bolsonaro como parte de um pacote eleitoral aprovado pelo Congresso em julho. Contudo, seu prazo de vigência termina neste mês, o que significa que os pagamentos voltarão ao valor original em 2023.
Consulta e saque
Todas as informações como valores e datas de pagamento podem ser consultados no aplicativo do Auxílio Brasil no ou app Caixa Tem, ambos disponíveis para Android e iOS. O saque do dinheiro fica disponível por até 120 dias após o depósito.